Em 2020, Bárbara Lemos partiu à aventura sem saber que viria a encontrar um novo sonho e propósito de vida. A jovem de 24 anos estava a frequentar a licenciatura em Psicologia e Criminologia na Anglia Ruskin University, em Cambridge, no Reino Unido, quando experimentou uma aula num formato diferente: Pilates com cachorros.
“O objetivo deste tipo de iniciativas passa por juntar dois grandes propósitos: sensibilizar para a prática de exercício físico e promover uma adoção responsável. Por outro lado, o Pilates acaba por ser um ótimo aliado para “fugir” à rotina diária e a presença destes protagonistas muito especiais, tornava a experiência completamente diferente e, curiosamente, ajuda a controlar os níveis de ansiedade”, começa por contar a jovem.
No meio de uma aula, um dos estudos partilhados pelo professor, começou a despertar ainda mais o interesse de Bárbara nesta versão da modalidade. Várias experiências analisadas pela American Psychiatric Association comprovavam o efeito positivo do contacto com animais, especialmente cães e gatos, para a saúde mental.
Ainda estando no Reino Unido, a jovem decidiu inscrever-se num ginásio que disponibilizava esta aula com a presença dos cachorros. Após algumas sessões, Bárbara apercebeu-se que, no final, se sentia mais relaxada depois de uma aula com os animais, do que sem eles. “Concluí, tal como demonstrava o estudo, que as pessoas com animais de estimação, ou que têm contacto frequente com cães ou gatos, apresentam índices de ansiedade, depressão e stress inferiores aos das pessoas que não têm animais”, afirma.
Mas porquê Puppyology?
Em junho de 2023, a jovem voltou para Portugal e decidiu criar um projeto idêntico na sua cidade natal, Braga. Inspirada na sua relação com as suas próprias cadelas, começou a pesquisar qual seria a modalidade ideal para as pessoas terem contacto com os animais. “O Pilates surgiu após uma conversa com a minha mãe. Ela é diretora da escola Braga Dança e falou-me dos benefícios da modalidade, demonstrando ainda o seu entusiasmo em incluir a iniciativa na academia”, conta.
A criação do nome foi simples, devia juntar o amor pelos animais mas também dar importância a uma das maiores preocupações da jovem: a psicologia. Isto porque, além do foco na adoção, as aulas têm como objetivo a diminuição dos níveis de stress, ansiedade e depressão de quem as frequenta.
No verão desse mesmo ano, o projeto começou a ganhar, depois de encontrar uma associação de cães e gatos para adoção e ultimar pormenores com a professora que iria lecionar a aula. “O objetivo é aliar três coisas importantes: a saúde mental, física e arranjar um lar para os animais”, reforça.
A primeira sessão aconteceu em outubro de 2023 e contou com 45 participantes. Dos 11 cachorros que acompanharam a manhã, oito foram logo adotados. Desde então que as aulas têm vindo a superar as expectativas e os pedidos para levar a dinâmica para outros locais do País não têm parado. No Porto, as aulas já acontecem com alguma frequência e o projeto vai a caminho de Lisboa no mês de março.
Um ano e três meses depois, mais de 12 mil alunos têm participado nas diversas dinâmicas do projeto, que entretanto cresceram. Agora, não só pode render-se ao Pilates enquanto aproveita a dose extra de fofura com a presença dos animais disponíveis para adoção, como pode participar em Puppy Art e pintura de tote bags. Além de atividades com cachorros, há Kitty Pilates ou Kitty Art, isto é, dinâmicas que promovem também a adoção responsável de gatos bebés.
Até ao momento, já foram adotados, pelo menos, 150 cães e gatos. O Puppyology colabora diariamente com as associações de animais Patinhas Vieira do Minho e Abandoned Pets Portugal, mas Bárbara revela estar disposta a receber qualquer outra associação que queira juntar-se ao projeto.
“O nosso maior objetivo é continuar a ajudar estes animais a encontrar um lar confortável. Continuamos com as mesmas associações, mas temos todo o gosto em continuar em ajudar, por isso, caso haja alguma associação da zona a querer colaborar connosco, temos todo o gosto”, reforça.
Em Braga, as atividades decorrem sempre na escola Braga Dança. Nas redes sociais do projeto vão sendo divulgadas as datas das diversas iniciativas que detêm o projeto. Por lá, pode também garantir o seu lugar, mas deve apressar-se em fazer a reserva pois as vagas são limitadas e costumam esgotar num curto período de tempo.
O valor das dinâmicas varia entre os 20€ e os 40€. No caso das aulas de Pilates, o preço da atividade inclui os tapetes e outros materiais ou equipamentos que possam vir a ser utilizados durante a aula. Já nos workshops de pintura ou tote bags, todos os materiais estão incluídos no preço.
A próxima aula de Puppy Pilates acontece no domingo 9 de março, em dois horários, às 10 horas ou às 11h30. Já no domingo, 16, há aulas de Kitty Pilates às 14 horas, 15h30 e às 17 horas.
Carregue na galeria para espreitar alguns dos melhores (e mais fofos) momentos do Puppyology.