Família

A “mais nova” de Rita Blanco já se dá bem com os irmãos e começa as aulas no dia 1

Amélia já se enturmou e agora junta-se aos irmãos Óscar, Lobita e Ursinha. Todos foram adotados pela atriz.
Os cães de Rita Blanco vão todos os dias para a creche.

Depois de roubar os flashes na apresentação da Nova Temporada da SIC, a cadela mais nova de Rita Blanco está pronta para a próxima grande etapa da sua vida: o “primeiro dia de aulas” é já no dia 1 de outubro.

Amélia, que ainda não se tinha ambientado à matilha que tem em casa, composta pelos quatro cães e dois gatos da atriz, já está muito bem integrada. Mas há quem ainda não consiga aturar as suas brincadeiras: “Tenho cães velhos que não querem saber dela. Ela continua a ser uma chata com eles”, conta à PiT Rita Blanco, 59 anos.

Óscar é o que tem menos paciência. “Como ele é um cão enorme, ela atira-se para cima dele. Até que, no outro dia, ele passou-se”, Rita Blanco emite um grande rugido para exemplificar a pequena fúria do seu cão, “Mas, quando fui ver, ela não tinha nada”, descreve. Já Lobita e a gata Mimi toleram as criancices da sua “irmã”, como a atriz se refere, e ainda conseguem brincar com ela.

Rita Blanco com Amélia no colo à conversa com Fátima Lopes e Francisco Pedro Balsemão

Agora que já está mais crescida, mais calma e que já não foge por baixo do portão para ir com a tutora, vai começar oficialmente a escola. Chegou a altura de se juntar aos irmãos Óscar, Ursinha e Lobita e de fazer a mala todos os dias para ir para a creche. Sim, leu bem, eles vão todos os dias.

Amélia iniciará os “estudos” com as “aulas dos puppies”, onde aprenderá comandos básicos. Mas os outros já andam nestas andanças há muito tempo e têm a Cão Nosso como creche de eleição. Vão diariamente fazer o que qualquer cão devia fazer: “Precisam de correr, de cheirar, ler as mensagens dos outros animais. Eles vão lá e interagem com os outros, para ganhar estímulos”, explica a atriz que está prestes a completar 40 anos de carreira, em 2023.

E desde a fundação da creche canina que são clientes habituais e parecem outros quando regressam a casa: “Antes, tinha que ir com eles passear por Monsanto e por Sintra. Ainda por cima, o Óscar era um cão traumatizado, especialmente com homens, e tinha que ir bem cedo para não apanhar ninguém”.

Agora, os cães sentem-se livres dentro das quatro paredes e adoram ir para a creche todos os dias. Bem, nem todos: “Às vezes não querem ir e não vão. Já sei quando querem ficar em casa, pois fecham-se lá dentro e vão para a cama com um ar que diz ‘eu hoje não vou'”, diz, divertida, a atriz.

Já Trufa, decidiu mesmo que não queria ir mais e Rita Blanco respeita as “vontades e direitos” dos seus animais. Aliás, até dá um carinho especial a cada um, para mostrar que não tem filhos preferidos: “Ainda hoje, fui só com ela para a zona do Magoito, em Sintra, e fomos ver o mar e ela adorou”.

A atriz, que interpreta a vilã da novela da SIC “Por Ti”, diz adorar os seus animais e trata-os mesmo como se fossem seus filhos. No entanto, afirma: “O meu sonho era não ter animais”. E isto tem uma razão de ser: “Quem me dera que não houvesse cães para resgatar e que acabassem com as criações de cães e gatos”.

A atriz não deixa de apelar à adoção, mas sempre “com condições”, e confirma a magia que os animais levam para nossa casa: “Dedicarmo-nos a um animal é delicioso e traz-nos de volta um amor incondicional espantoso. Vale muito a pena. Os meus cães e os meus gatos já me salvaram muitas vezes”.

Rita Blanco demonstra diariamente o quão aficionada é com os seus animais, dando-lhes toda a liberdade que precisam e misturando com muito amor e conforto. 

Carregue na galeria para ver os momentos que a atriz passou com os seus cães e gatos. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->