Alguns amam e outros odeiam. Mas os fãs dos cães pequenos, com narizes achatados, fizeram-se ouvir, e o Bulldog Francês é oficialmente a raça preferida dos Estados Unidos da América (EUA), deitando abaixo o indestrutível Labrador Retriever, que ocupava o pódio há 31 anos.
A notícia foi dada pelo American Kennel Club (AKC), uma organização sem fins-lucrativos que se dedica ao registo dos cães de raça e à luta pelos seus direitos. “O Bulldog Francês tem sido cada vez mais popular ao longo dos anos”, começou por explicar Gina DiNardo, secretária executiva.
Ao longo da última década, a raça subiu do 14.º lugar, para o primeiro, crescendo mais de mil por cento, durante esse período de tempo. E os motivos estão à vista: “Os Frenchies são brincalhões, adaptam-se muito bem, são leais e adoram estar lá fora”, aponta a responsável.
“São companhias maravilhosas para todo o tipo de pessoas. Mas é muito importante que faça uma boa pesquisa, para assegurar não só que a raça se adequa ao seu estilo de vida, como que encontra um criador responsável”, aconselha.
O Labrador Retriever cai, assim, para o segundo lugar da tabela dos cães mais populares dos EUA, seguido do Golden Retriever, do Pastor Alemão e do Poodle, que mantêm as mesmas posições do ano anterior. O sexto lugar cabe ao Bulldog, e o sétimo ao Rottweiler, que detonou o Beagle, que ocupa agora o oitavo lugar. Já o Dachshund trocou de posições com o Pointer Alemão, que estão em nono e décimo lugar, respetivamente.

Não é apenas no outro lado do oceano Atlântico que o Bulldog Francês anda a conquistar corações. Em Portugal, os atores Ana Guiomar e Diogo Valsassina, juntos há mais de 16 anos, também são grandes aficionados da raça. Mesmo antes de se terem despedido de Bart, que morreu em novembro, com 14 anos, já lhe tinham arranjado um companheiro de quatro patas.
Trekkie é o Bulldog pandémico do casal, que causou alguns atrofios ao mano mais velho, quando chegou à nova casa. Bart tinha alguns traumas, por ter sido atacado por outro cão, e custou a adaptar-se. Mas, com algumas sessões de “terapia”, os dois tornaram-se inseparáveis.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Ana Guiomar, Diogo Valsassina e dos seus cães.