Alecrim e Oliver precisavam de um milagre. E pouco tempo depois de terem a sua história partilhada na PiT, este chegou em grande. Os dois gatos irmãos — um é cego e outro só vê de um olho — foram adotados em conjunto e seguiram na passada segunda-feira, 23 de setembro, em direção ao novo lar na Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
“Estão a adaptar-se muito bem, nunca imaginámos. Parecem-nos mesmo tranquilos”, conta à PiT Elisabete Coelho, uma voluntária do Projeto Gatos de Rua Póvoa de Lanhoso, fundado em junho de 2019 por Marina Azevedo, nascida e criada na vila bracarense. Os felinos até ganharam mais irmãos (todos resgatados), como Jack e Princess Bubblegum, dois gatos.
A dupla, que foi retirada das ruas da vila de Póvoa de Lanhoso (distrito de Braga] com a mamã e outros três manos a 21 de junho, recebeu também novos nomes: Oliver passou a ser Chaplin por causa do “bigode” desenhado na cara — assim como o icónico ator inglês — e Alecrim é agora Einstein.
Ambos tiveram de lutar com apenas duas semanas de vida e passado pouco mais de sete dias na família de acolhimento temporário, foram intervencionados com urgência.
“Apesar do pós-operatório ter corrido bem, o Alecrim teve de ser novamente operado no dia 14 de Agosto para enuclear [remover] ambos os olhinhos, pois já não eram viáveis”, contou Elisabete em declarações recentes à PiT . “Apesar das suas limitações da visão, ambos os manos são completamente independentes e adoram-se.”
Entre os cinco irmãos, Alecrim, Oliver e Sophie eram os únicos que ainda não tinham lares. A mamã, Ritinha, foi esterilizada e devolvida à colónia, controlada e acompanhada por um casal, onde está habituada a ficar. Alecrim e Oliver tiraram a sorte, agora só resta Sophie para a família de felinos ter um desfecho feliz.
Pode acompanhar a associação através do Facebook e Instagram. Para ajudar o projeto, pode enviar apoios monetários através do MbWay (916218955).
De seguida, carregue na galeria para ver a nova vida dos dois irmãos e recordar a sua história.