O entusiasmo pela raça Cavalier King Charles Spaniel está a conquistar cada vez mais os tutores portugueses — desde o focinho adorável à personalidade doce, as características destes patudos estão a ganhar o seu espaço, que em julho, no dia 13, fica marcado por um encontro na Quinta das Conchas. O propósito é juntar vários donos e os seus cães durante a manhã de domingo, para conviver, brincar, e trocar experiências.
Vanessa Teixeira é a organizadora do evento, que acontece a partir das 10 horas, na Quinta das Conchas, em Lisboa. A fundadora da marca Camila, que produz acessórios para patudos, e que foi criada em homenagem à sua própria Cavalier, explica à PiT que o negócio fez com que conhecesse vários entusiastas da raça, travando novas amizades, com quem começou a passar tempo na companhia dos patudos.
A fundadora adianta que ao partilhar nas suas redes sociais imagens destas saídas recebia vários pedidos para que criasse um evento maior, avisando com antecedência, para que todos tivessem oportunidade de comparecer. “Eram encontros só de duas ou três pessoas, com amigas, em que levávamos os cães, mas muita gente enviava mensagem a pedir para divulgarmos quando fizéssemos algo do género”, conta.
Vanessa acrescenta ter participado na organização de outros eventos focados nos animais, como o Pet Sesimbra, e o Pet Festival 2025, onde recebeu muitos comentários que expressavam a mesma vontade: um encontro exclusivo para os Cavalier. “Finalmente vou ter tempo, então decidi avançar”, afirma.
O evento não tem uma programação específica, nem uma hora para terminar — o propósito é que os cães possam brincar, já que, afirma a tutora de Camila, “eles reconhecem-se e são muito brincalhões e muito dados”. Os tutores podem criar novas amizades, e trocar experiências e informações, nomeadamente sobre a raça, que “infelizmente costuma ter problemas de saúde, então existe aqui uma oportunidade para conhecer bons criadores”.
O local foi escolhido por ser um conhecido parque de Lisboa, com bons acessos, e “entrada e estacionamento gratuito”. Além disso, tem várias sombras, e dois parques caninos onde os patudos podem divertir-se.
A entrada é completamente livre, e não existe limite de pessoas ou patudos.
Ver esta publicação no Instagram
Camila — a cadela que mudou a vida de Vanessa
Ainda no Secundário, Vanessa descobriu a paixão pelo design. “Tudo o que seja ligado a artes é o meu mundo, é onde me sinto feliz e realizada”, contou à PiT numa entrevista passada. Depois de conhecer as várias áreas, não houve dúvidas quando o assunto era o que queria seguir: Design de Comunicação. “A parte de marcas, ilustração, design de embalagens, livros, era a minha maior paixão”.
Quando acabou a licenciatura, juntou-se à marca da mãe, Pimpolhas da Luci, e tornou-se na responsável por desenhar todas as ilustrações, fazer os moldes e costura. Já nesta altura, tinha Luna, a primeira a chegar à família e que hoje faz companhia ao seu avô, após a morte da mulher. “Tratada como uma neta, super mimada e está connosco todas as semanas. Devido à idade, é senhora do seu nariz e é quem menos liga aos manos patudos”.
Camila, que chegou à família em maio de 2023, é a cara da marca. “Ela é super meiga, mimada e brincalhona, tem uma personalidade muito dada e interage bem com todos os animais, seja cão ou gato”, partilhou. “A paixão dela sou eu e o Francisco, o nosso Chihuahua de cinco anos. Fazem tudo juntos, desde brincarem, dormirem, asneiras, é sempre tudo em conjunto”, brincou.
À Luna e à dupla de quatro patas, junta-se mais uma cadela: Maggie, uma Pinscher Miniatura de sete. A fundadora é natural de Sintra mas corre o País de norte a sul a fazer eventos com a Pimpolhas da Luci e a Camila.
De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas peças da Camila e saber mais sobre a história da marca, inspirada nos Cavalier.