Família

Amanda saltou ao rio para salvar o cão. Foi agora encontrada agarrada ao corpo dele

A norte-americana tinha desaparecido no gelo, em dezembro, quando mergulhou para tentar salvar Groot, um dos seus patudos.
Amanda e Groot.

Para Amanda Richmond Rogers e o marido Brian, o passeio do passado dia 23 de dezembro com os seus dois cães era mais um momento tranquilo e feliz na vida de ambos. Mas tudo mudou quando um dos patudos caiu ao gelo. Amanda tentou salvá-lo, sem êxito. Nunca mais foram vistos – até agora, quando foram encontrados abraçados.

Brian Rogers contou, então, como tudo tinha acontecido. Nesse dia, o casal – com quatro filhos e a viver no Alasca, Estados Unidos – celebrava o 18.º aniversário de casamento, pelo que, logo pela manhã, tinham decidido fazer uma caminhada por um trilho na zona, levando os seus dois cães. A determinada altura, o patudo Groot parou para beber água no Eagle River, por uma abertura por entre o lago congelado. O Lébrel irlandês – raça que pode chegar até aos 55 quilos – acabou por partir o gelo com o peso e caiu dentro de água.

Mal se apercebeu do sucedido, Brian entrou rapidamente no rio para o procurar, mas não conseguiu, tendo voltado à superfície. Amanda, assim que o viu emergir sem Groot, mergulhou também – e nunca mais foi vista.

Amanda foi “uma heroína”

Para Brian, a atitude de Amanda não foi inesperada. “Sabia pela expressão no seu rosto que ela iria tentar salvá-lo. Ela é enfermeira das urgências, treinada para ajudar e salvar pessoas. Neste caso, seria o nosso cão”, sublinhou na altura do desaparecimento. “Eu gritei, mas duvido que ela me tenha ouvido, porque estava completamente concentrada em salvá-lo. Ela não saltou para salvar ‘apenas um cão’, era um membro da família”, acrescentou Brian, que viu a mulher a nadar debaixo do gelo até desaparecer.

Durante vários dias houve buscas incessantes pela enfermeira de 45 anos, mas todas elas infrutíferas. Até agora, três meses após o acidente. A 24 de março, o corpo de Amanda foi finalmente encontrado, e tinha Groot nos seus braços, contou alguns dias depois a sua irmã, Jennifer Richmond, ao canal televisivo KTUU. “Para os filhos, ela morreu como uma heroína”, afirmou.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Amanda – carinhosamente tratada por Mandy – com a família.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT