Família

Ana Guiomar perdida de amores por Leia. “Que bom foi adotar uma cadela já adulta”

A atriz, que partilha dois Frenchies com Diogo Valsassina, voltou a apelar a que se adote, em vez de comprar.
Leia e Trekkie.

Ana Guiomar e o seu ex-companheiro, Diogo Valsassina, não escondem o amor que sentem por cães – e a paixão pela raça Buldogue Francês é sobejamente conhecida. A atriz é também uma acérrima defensora da adoção de animais, tendo já várias vezes criticado “o negócio” da compra de cães. E agora, ao falar de Leia, voltou ao tema.

“Está há dois anos e dois meses aqui em casa. Há oito meses ainda não dormia assim, descansada e livre. Qualquer aproximação, respiração ou movimentar do dedo mindinho (ler mais ou menos com ironia) da minha parte era motivo para acordar, ficar alerta e com algum stress. A denunciar os medos e ansiedades. Que progresso! Que bom foi adotar uma cadela já adulta e onde o nosso trabalho e amor fazem uma diferença incrível. Passa horas a olhar para mim e pede mimos com a pata”, escreveu Ana Guiomar num vídeo partilhado no Instagram, acompanhado da música “Terra dos Sonhos”, de Jorge Palma.

Tudo isto, sublinha, “com a ajuda da @buldoguefrancesadocao (estão a precisar de famílias de acolhimento temporário) onde adotei a Leia e os cuidados veterinários da @sosanimalportugal, que faz 18 anos este mês”. “Resumindo, não comprem adotem! Não tenham medo de adotar um cão adulto”, remata, usando a hashtag #nãocompreadote.

“Filhos” unem Ana Guiomar e Diogo Valsassina

Ana Guiomar e Diogo Valsassina estavam juntos há 18 anos e anunciaram a separação em outubro passado. No entanto, a amizade permanece e a ligação aos dois patudos também. Ambos continuam a partilhar muitos momentos com os Frenchies e, numa publicação recente do ator com os patudos, Ana Guiomar reagiu escrevendo “os meus filhos”.

No mês passado, Ana e Diogo estiveram de férias juntos e com mais amigos, no Brasil, e a atriz, apesar de ter dito ao “Passadeira Vermelha” (da SIC) no evento da Moda Lisboa, que decorreu de 6 a 9 de março, que não houve reconciliação, afirmou também que “ninguém sabe o dia de amanhã”.

Ana Guiomar
Trekkie e Leia são inseparáveis.

Recorde-se que os atores anunciaram em fevereiro de 2023 a entrada de mais um membro patudo à família. Depois da morte de Bart, a 29 de novembro de 2022, o lar do casal tinha ficado mais vazio e o seu outro cão, Trekkie, também estava muito triste por ter perdido a sua amiga de quatro patas. Mas não foi por muito tempo, já que dois meses depois  Ana Guiomar apresentava no Instagram a cadela Leia, então com três anos, também da raça Buldogue Francês.

Frenchies dos atores foram todos adotados

Trekkie foi adotado em 2020, após ser resgatado pela SOS Animal Portugal, durante a pandemia. No início, não foi aceite pelo então mano Bart, que carregava traumas do passado após ter sido atacado por outro cão. Mas a dupla ultrapassou as diferenças com “terapias” e “vários passeios conjuntos” e tornou-se inseparável.

Bart acabou por morrer em novembro de 2022, deixando os tutores e Trekkie desolados. Na altura, a apresentadora chegou a fazer uma publicação sobre o luto vivido pelo patudo com a perda do companheiro. A solidão, porém, não durou muito. Em fevereiro de 2023, Leia Skywalker chegou para alegrar toda a família. A cadela da mesma raça foi salva por outra associação e embora o plano inicial fosse o de viver temporariamente com os atores, acabou por os conquistar definitivamente.

“Tem três anos e meio e onde estava já não a queriam (veio de criador, ou criadeiro, nem sei muito bem o que chamar)”, contou Ana Guiomar na altura. “O que sei é que a criação de cães é um problema grave quando feita sem qualquer respeito ou compromisso para com os animais (e há tantos mas tantos que não imaginam). Fazem-no puramente por negócio”. A Leia, dizia ainda a publicação, “foi uma adoção completamente inesperada”. “Apaixonei-me e não vem ocupar nem substituir outro, mas é uma nova amiga. Que é o que eles são, amigos fiéis”, escreveu a atriz da TVI, que dá corpo à personagem Aida na telenovela “Festa é Festa”.

Também o outro Frenchie do casal gostou da nova companhia. “O Trekkie também está a aprender a confiar nela e a perceber as mulheres”, rematava Ana Guiomar com um emoji sorridente. E rapidamente os dois criaram um forte vínculo, sendo hoje uma dupla inseparável. E Bart, apesar de estar numa outra dimensão, continua a ser sempre recordado. Percorra a galeria para conhecer os três Buldogues que conquistaram Ana Guiomar e Diogo Valsassina. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT