Família

Animais da União Zoófila em exposição no CCB. “Adote uma obra-prima”

A ideia é dar a conhecer cães e gatos da UZ através de obras de grandes pintores. É já este fim de semana.
Quadros reais.

Se é amante de pintura e de animais, neste fim de semana todos os caminhos vão dar ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. E isto porque muitos cães e gatos que estão para adoção na União Zoófila (UZ) vão estar em destaque numa exposição especial.

A ideia foi da agência criativa Nossa, como forma de sensibilizar o país e combater o permanente abandono animal. E em que consiste? A exposição mostra animais de companhia que foram retratados por artistas mundialmente famosos, como Rembrandt, Botticelli, Monet, Gauguin ou Renoir e que ficaram para sempre ao lado dos seus donos. Mas há mais. “O que vai acontecer é que cada obra-prima vai ter um QR Code. Quando a pessoa ler o QR, é direcionada para um animal da UZ parecido com o da pintura”, explica à PiT uma voluntária da associação, Dulce Monteiro. E não só os cães e gatos escolhidos são quase cópias dos animais retratados pelos artistas como também têm os nomes desses mesmos pintores.

“Se as pessoas evoluíram ao longo destes séculos, os animais continuam muito semelhantes e é possível encontrar hoje na União Zoófila cães e gatos que parecem retirados destas obras-primas”, explica a associação em comunicado. E porque falamos de obras de arte, todas as peças vão poder ser vistas nesta exposição, intitulada “Adote uma Obra-Prima”, que estará patente no Museu de Arte Contemporânea/Centro Cultural de Belém (MAC/CCB) nos dias 6 e 7 de abril.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por União Zoófila (@uniao.zoofila)


Para quem já estiver curioso, foi criado um website onde as obras podem ser vistas e onde se se pode saber mais sobre os animais disponíveis para adoção.

“Não é todos os dias que conseguimos atrair a atenção do grande público e dar esta exposição toda aos cães e gatos que vivem na União Zoófila. O abandono animal é cada vez mais um flagelo social, e poder contar com a criatividade, disponibilidade e a solidariedade de organizações como a Nossa ou o MAC/CCB é um grande passo para dar a estes animais de companhia a vida digna que tanto merecem. Não deixem de visitar o CCB nestes dias”, apela Luísa Barroso, responsável da União Zoófila.

Já Rita Lougares, chief curator do MAC/CCB, sublinha que “esta é uma oportunidade única e um exemplo perfeito de como a arte pode contribuir para causas tão nobres como o combate ao abandono animal. Quando este projeto nos foi apresentado, não hesitámos; e, desde o primeiro segundo, demonstrámos disponibilidade para o receber nas nossas instalações”.

Conheça os cães e gatos da União Zoófila

“É um fim-de-semana com muito para fazer. Por exemplo, ir ao MAC/CCB ver a exposição completa e adotar uma obra-prima. Ou várias. Ou todas. Ou estava a pensar limpar a casa? 6 e 7 de Abril, coloque na agenda”, desafia a União Zoófila. Ainda durante o mês de Abril, as obras vão transitar para a MONA Ideas Store | Art, estando depois prevista a sua passagem por outros museus.

Situada em Lisboa, a União Zoófila é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em novembro de 1951, estando assim a caminho de celebrar 73 anos. Acolhe, desde sempre, muitos animais, sempre na esperança de que consigam boas famílias. E esta campanha vem dar mais uma ajuda na visibilidade destes cães e gatos que tanto querem os seus lares. Percorra a galeria e veja algumas das obras-primas da UZ que estão para adoção.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT