Família

“Animais e Pessoas” – lançamento do livro é no sábado e evento é pet friendly

A obra aborda os maus-tratos a animais como um link para a violência contra pessoas, e a intervenção necessária.
Um leitura indispensável.

Todos os amantes de animais estão ligados por valores comuns, que passam por dar aos seus amores de quatro patas um lar onde sejam acarinhados, cuidados e respeitados. Em Portugal, apesar dos avanços na causa animal, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à defesa e promoção dos seus direitos.

Foi a pensar nessa caminhada que há ainda a fazer que o psicólogo forense Mauro Paulino, a advogada Sandra Horta e o especialista em comportamento canino Pedro Emanuel Paiva — que é também o Provedor do Animal da Câmara Municipal de Lisboa — se juntaram para coordenar uma obra de leitura indispensável: “Animais e Pessoas: Maus-tratos a Animais, Link para a Violência contra Pessoas e Intervenção”, da editora Pactor.

O livro conta com a participação de uma equipa multidisciplinar de mais de 20 autores e é prefaciado pela jornalista Clara de Sousa — com uma partilha muito emotiva do que é ter animais de companhia e lidar com a sua perda —, sendo o posfácio assinado pelo juiz desembargador Edgar Taborda Lopes.

Em abril, perto de uma dezena de figuras públicas deu a cara por esta obra, que tem o apoio da CML, numa iniciativa integrada numa campanha de sensibilização em que se fizeram acompanhar pelos seus animais de estimação. A PiT esteve lá e contou como foi.

Agora é chegada a data do lançamento do livro, que custa 26,96€. É já no dia 4 de junho, às 15h30, na Estufa Fria, em Lisboa. E, como não podia deixar de ser, o evento é pet friendly. Se estiver interessado em ir, confirme a sua presença.

“Este evento, em que os fiéis companheiros de quatro patas estão também convidados, realiza-se no âmbito da campanha de sensibilização contra maus-tratos de animais e pessoas, que resulta de uma parceria entre a Casa dos Animais de Lisboa e a Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense”, explica a CML em comunicado.

Além do município lisboeta, da Casa dos Animais de Lisboa e das figuras públicas que se uniram para fazer a campanha, a obra “Animais e Pessoas” conta ainda com o apoio da Santogal Mini, Shots&Cuts, BIG IDEA, Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos, Casinha do Monte, Pactor Editora e Lola Make Up.

“Animais e Pessoas” é uma obra pioneira, que procura captar a atenção da sociedade para problemas estruturais como os maus-tratos a animais e a violência contra as pessoas, “e que dá o devido reconhecimento da mais-valia das intervenções assistidas por animais, em particular por cães, nos mais diversos contextos, como nas perturbações do neuro-desenvolvimento ou na justiça”, acrescenta a Câmara Municipal de Lisboa.

Os direitos de autor deste livro revertem a favor da AVA — Associação Vida Autónoma, uma instituição que acolhe pessoas sem abrigo juntamente com os seus animais de companhia.

Percorra a galeria para saber mais sobre o livro “Animais e Pessoas” e sobre a sua promoção.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT