Família

Após recuperar a visão, Ozzy correu até aos tutores. Momento emocionou a Internet

Ozzy, de 10 anos, sofria de cataratas e perdeu por completo a visão. Em outubro, realizou uma cirurgia que mudou a sua vida.

Ozzy, um cão maltês de 10 anos, recuperou a visão  após uma cirurgia bem sucedida para tratar cataratas em ambos os olhos. A recuperação foi partilhada num vídeo que rapidamente se tornou viral, mostrando o momento em que o animal corre para os seus tutores, cheio de alegria. As imagens, divulgadas pela clínica veterinária responsável pelo procedimento, já foram vistas por mais de 6,7 milhões de pessoas.

A cirurgia foi realizada no final de outubro, depois de Ozzy ter perdido a visão no ano passado, devido a complicações por diabetes. Antes do procedimento, o cão vivia com dificuldades. Batia contra os móveis e paredes de casa, precisava de ajuda para comer e beber e assustava-se facilmente com os sons ao seu redor. “Como ele ficou cego, aguçou ainda mais a audição, então assustava-se com facilidade. Partia o nosso coração o facto de ele não ver as coisas, não olhando mais no nosso olho. Foi outra angústia terrível”, partilhou a tutora, Hanna Ribeiro, ao portal de notícias g1.

O veterinário responsável, Thiago Ferreira, especialista em oftalmologia animal, explicou que a catarata é causada por uma opacidade na lente natural do olho, que, no caso de Ozzy, foi agravada pela diabetes e por outros problemas de saúde. Além disso, o animal estava a recuperar de um cancro e fazia sessões de acupuntura para tratar problemas na coluna, o que tornou o procedimento ainda mais delicado.

“No caso do Ozzy, é um caso mais delicado. O Ozzy, além da diabetes, também passou por tratamento de cancro. Então, torna o procedimento mais delicado e o pós-operatório mais delicado também”, explicou o profissional ao g1.

Atualmente, o cão encontra-se em recuperação, a tomar medicação e a utilizar colírios para garantir a eficácia da cirurgia.

A história deste pequeno patudo tem emocionado milhares de pessoas, sendo mais um exemplo de como o cuidado veterinário especializado, aliado ao amor incondicional, pode transformar vidas.

Infelizmente nem todas as histórias têm o mesmo desfecho que a de Ozzy e, além das cataratas, existem outros problemas que acabam por retirar a capacidade de visão de muitos cães. Para isso, já foram criadas várias ferramentas e métodos para auxiliar os patudos invisuais, entre elas, um aro. 

Percorra a galeria para conhecer este acessório de auxílio.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT