Família

Astronauta reencontra cães após passar quase 300 dias presa no espaço

Sunita Williams partilhou o momento em que os dois Labradores recebem-na em casa. Foi uma loucura.
Tem 59 anos.

Quase 300 dias depois de ter ficado presa no espaço, Sunita Williams regressou a casa e foi recebida por um “comité” especial: os seus dois Labradores. A astronauta, de 59 anos, partilhou no X (antigo Twitter) o momento em que os dois patudos ficam loucos quando reconhecem a tutora.

“O melhor regresso a casa de sempre”, escreveu a astronauta de 59 anos na publicação feita este mês. Sunita regressou à Terra a 18 de março, juntamente com o seu colega de trabalho, o também astronauta da NASA Butch Wilmore, 61, a bordo de uma cápsula da SpaceX que aterrou na Florida, nos EUA.

“Reconhecem-me? Sabem quem sou?”, diz aos cães no vídeo, referindo-se aos patudos como “gordos.” A certa altura, um dos Labradores distancia-se da tutora e Sunita não deixa o momento passar em branco. “Gunner, estás a ignorar-me? Ah, precisas de fazer xixi? E tu também?”, pergunta à outra cadela. “Sua imitadora. Está a copiar o seu irmão mais velho.”

A missão de Sunita e Butch, que tinha como objetivo testar a nave espacial Boeing Starliner, teve início em junho de 2024 e teria uma duração máxima de dez dias. Contudo,  após enfrentar “dificuldades técnicas”, a dupla decidiu alojar-se na Estação Espacial Internacional, localizada a cerca de 402 quilómetros acima da Terra.

Wilmore e Williams são antigos pilotos da Marinha dos EUA e não em estreantes na gravidade zero quando partiram na missão. Butch já tinha participado em três outras e Suni tem no seu currículo quatro expedições e vários voos espaciais. O que nunca tinham experienciado era tanto tempo em ambiente espacial.

A falta de alimentos nunca foi uma preocupação, uma vez que a Estação tem sempre uma reserva de suplementos para situações deste género. As refeições são criadas no Laboratório de Sistemas Alimentares Espaciais, em Houston, e transportadas numa nave. Além disse, os dois astronautas tiveram de seguir uma rotina intensa de treinos para não perderem massa muscular.

Em março, conseguiram finalmente regressar à casa, juntamente com os astronautas Nick Hague, também da NASA, e Aleksandr Gorbunov, da Roscosmos, uma empresa russa, que aproveitaram para apanhar “carona” na cápsula da SpaceX.

De seguida, carregue na galeria para recordar a trágica história de Laika, a cadela que foi enviada para o Espaço em 1957.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT