Família

Astrónomos captam “gato sorridente” na galáxia. Consegue vê-lo?

Não, não está no País das Maravilhas. Este gato existe mesmo. Chama-se Sh2-284 e está localizada a 15.000 anos-luz de distância.
Foi captado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

Quando pensamos em gatos sorridentes, vamos logo para a personagem icónica do conto de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas”. Mas nunca pensámos que ele existisse mesmo, na vida real. Não se preocupe, que ele não anda por aí a dar indicações erradas sobre que caminho seguir. Em vez disso, está a ver-nos diretamente da galáxia.

A imagem foi partilhada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, sigla em inglês), uma organização de astronomia, que o chamou de Sh2-284. O gato sorridente nada mais é do que uma nuvem de gases e de estrelas, que está localizada a 15.000 anos-luz de distância, o equivalente a cerca de 1.400 triliões de quilómetros.

Segundo a organização, a nuvem é composta por um enxame de milhares de estrelas jovens, situado mesmo debaixo do “nariz do gato”, a que se deu o nome de Dolidze 25. Estas produzem uma grande quantidade de radiação e ventos, que iluminam o gás hidrogénio da nuvem, dando origem aos tons de laranja e vermelho, semelhantes aos do gato do conto de 1865.

A verdadeira questão é se a nuvem se parece mesmo com um gato. Enquanto que os astrónomos do ESO concordam com a presença de um felino sorridente no espaço, há quem não veja tais características na nuvem. “Vejo mais uma máscara sorridente e desdentada, com um queixo muito peculiar”, comentou um seguidor na publicação de Facebook, feita no dia 27 de junho.

Para facilitar o trabalho de quem não tem a mesma interpretação, o próprio observatório fez um desenho, a limitar cada região do rosto do gato. Assim, é possível ver o que eles dizem ser os olhos, o pelo e a boca tão “sorridente”. Concorda com a opinião dos astrónomos de a nuvem ser semelhante a um gato?

Os cientistas do ESO não são os únicos a imaginar animais nas particularidades da natureza. A artista Helga Stentzel consegue ver vacas, zebras e até girafas quando estende a roupa. E decidiu usá-lo a seu favor, criando diversas obras. Carregue na galeria para as ver.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT