Família

“Até um Gato Pode Olhar para a Rainha”: a exposição onde só há arte felina

Está em exibição desde 15 de novembro e por lá fica até 7 de janeiro. Desde esculturas a quadros, tudo gira à volta dos gatos.
A exposição tem, até, uma obra de Andy Warhol.

A cidade que nunca dorme tem uma companhia especial por estes dias. Até ao próximo dia 7 de janeiro, já do novo ano que está prestes a começar, Nova Iorque tem uma exposição artística onde só os gatos entram. Ou melhor, quem entra são as pessoas, mas as peças que vão encontrar foram todas concebidas à volta dos felinos.

A galeria “Mr.s”, sediada no bairro nova-iorquino de Queens, tem as portas abertas à exposição “Even a Cat Can Look at the Queen” — traduzido à letra, “Até um Gato Pode Olhar para a Rainha” — desde 15 de novembro e reúne obras de 39 artistas (entre eles, Andy Warhol, por exemplo) que vão da escultura à pintura.

O significado deste título, que recupera um antigo provérbio inglês, divide-se em duas interpretações: por um lado, apela à igualdade entre todos numa sociedade tipicamente elitista; por outro, reflecte o perfil dos gatos, insolentes e rebeldes por natureza.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mrs. (@____mrs.____)

Gatos há muitos

Essa personalidade atribuída aos felinos domésticos foi o ponto de partida para a curadoria da exposição, assim como para o processo de cada uma das obras que nela figuram. Umas com mais afeto por trás, outras com maior admiração ilustrada, todas elas espelham a relação dos respetivos artistas com este animal doméstico em particular.

“Os cães acham que são humanos. Os gatos acham que são deuses”, foi um dos motes abraçados pelos curadores da exposição. Num ensaio sobre a exposição, Anna Stothart, curadora no Instituto de Arte Contemporânea de Boston, citou ainda Henri Cartier-Bresson (fotografo finlandês do século XX), para reforçar a tónica da exposição em exibição na galeria “Mrs.” com a seguinte passagem:

“Um gato sabe o que a anarquia é. Eles são contra a disciplina e a autoridade. Um cão é treinado para obedecer. Um gato não pode sê-lo. Os gatos trazem o caos.” E é isso que a exposição “Even a Cat Can Look at the Queen” pretende transmitir.

Carregue na galeria e descubra algumas das obras de arte em exibição na galeria “Mrs.” até dia 7 de janeiro.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT