Com uma cadela na mala e um cão nas mãos. Foi assim que Naomi Watts atendeu este fim de semana o Festival de Cinema de Telluride, no Estado do Colorado, nos EUA. A atriz esteve acompanhada dos dois extremos — a sua minúscula cadela Izzy, uma rafeira de 2,7 quilos, e Bing, o Dogue Alemão de 68 que é o seu parceiro de cena.
A dupla é protagonista de “The Friend”, um filme baseado no livro da autora norte-americana Sigrid Nunez de mesmo nome, que segue a história de uma mulher e um Dogue Alemão resgatado, que recentemente perdeu o dono. A produção conta ainda com nomes como Bill Murray, Constance Wu e Carla Gugino. Foi exibida pela primeira vez no festival na passada sexta-feira, 30 de agosto.
A história desenvolve-se quando o escritor Walter (Bill Murray) morre e deixa o seu cão Apollo (Bing) sob os cuidados de Iris (Watts), uma das suas pupilas. Iris vive num apartamento minúsculo onde os animais são proibidos e vai ter de aprender a cuidar de um cão gigante, que requer cuidados extras, por conta própria, ao mesmo tempo que lida com o luto e ajuda o patudo a superar a ausência do tutor.
Apesar do seu tamanho, Bing fez questão de viajar com a tutora, a treinadora de cães Bev Klingensmith, até o seu primeiro festival. E já está a dar que falar — posou ao lado de Angelina Jolie, conheceu a sua “heroína” Selena Gomez e fez com que Carla Gugino se deitasse no chão para lhe dar mimos.
View this post on Instagram
Além de treinadora, Bev Klingensmith trabalha na área financeira e nos tempos livres, participa de vários eventos e exposições caninos com Bing e os seus outros cães — quatro Dogue Alemães e um Golden Retriever. Desde 1997, ano em que teve o seu primeiro Dogue Alemão, é apaixonada pela raça e hoje também é criadora.
“Em vez de ‘adote, não compre’, acredito em ‘adote ou compre com responsabilidade'”, aponta na sua apresentação. “Tal como nem todos os criadores são responsáveis e pensam no melhor interesse dos cães, nem todos os grupos de resgates e associações são. Cada pessoa deve escolher o que funciona melhor para as suas necessidades e garantir que está a adotar ou a comprar de uma associação ou criador responsável”.
“The Friend” ainda não tem uma data de estreia definida em Portugal, mas as primeiras críticas continuam a surgir e estão a elogiar tanto o trabalho do elenco, como dos realizadores Scott McGehee e David Siegel. A revista “Deadline” descreve o filme como “cómico, emotivo e humano”.
“Os amantes de cães apreciarão ‘The Friend’ de qualquer forma, mesmo que tudo se resolva com muita facilidade”, acrescenta também a “Variety”. “Antes de Iris poder salvar Apolo, ela tem de decidir que quer mesmo ficar com ele e ao fazê-lo, tem de aceitar a responsabilidade pela sua vida e o facto de este animal estar agora mais perto do fim do que do início. ‘The Friend’ funciona como uma lição de luto, mas também como um exercício de pré-luto”.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Bing.