Família

Bobo and The Fox — a nova loja para patudos aposta em acessórios únicos

A marca foi criada por uma família de imigrantes que perdeu um dos cães este verão.
Bobo and the Fox

Basak Ozduygu e a família mudaram-se para Portugal há três anos. Além das malas, trouxeram três cães adotados das ruas, e um amor incondicional pelos patudos, que se tornou o foco energizador da Bobo and The Fox, a nova marca de acessórios para cães que pretende trazer ao mercado “produtos novos, diferentes, focados no design e de boa qualidade”. 

A turca de 45 anos diz à PiT ter estudado design de comunicação no seu país de origem, onde se casou com o marido Korai, da mesma idade, e com quem teve uma filha. A educação e segurança da mais nova foram as principais razões que incentivaram a vinda da família para Lisboa.

O agregado não estaria completo sem os cães, adianta Basak. Bobo, o primeiro, chegou há 11 anos, depois de passar por seis casas que desistiram dele, “porque ladrava muito”, crê a tutora. Pati, de nove anos, integrou o núcleo em segundo lugar, quando foi encontrada nas ruas da República Checa por Korai durante uma viagem de trabalho. “Ela é da raça Dogue Argentino, e estava na rua com uns miúdos que queriam que ela lutasse”, começa por explicar o casal. “Tinha um problema de pele e estava toda deformada e muito magra. Foi levada ao veterinário e queriam eutanasiá-la porque descobriram que tinha leishmaniose. Eu disse-lhes que se conseguissem curá-la eu levava-a e pagámos as despesas veterinárias. Demorou 11 meses mas ela ficou curada”.

Fox foi o terceiro a ser adotado, depois de ter sido encontrado “preso numa jaula na rua”. A família pretendia que este fosse apenas um acolhimento temporário, mas decidiram que ficaria definitivamente.

A morte de Bobo foi o evento catalisador 

O Bulldog Francês de 14 anos morreu em junho deste ano. Os tutores explicam que o patudo vivia com as patas de trás paralisadas devido a “um problema na coluna, para o qual foi operado” antes de morrer. O procedimento “ajudou durante algum tempo, mas ele começou a enfraquecer” e não resistiu. 

Basak explica que “sabia que queria trabalhar com alguma coisa relacionada com animais”, e decidiu levar o plano avante depois de perder o patudo mais velho. A primeira ideia passou por uma loja física, que acabou por se transformar na página online,  batizada com os nomes de Bobo e de Fox.

A fundadora avança que o website tem vindo a ser trabalhado “há meses”, e foi oficialmente apresentado há três semanas, vendendo para vários países europeus. Entre os produtos vendidos estão coleiras e trelas personalizadas, casacos, coletes, produtos de higiene, brinquedos e suplementos. O propósito é “trazer ao mercado português produtos feitos à mão, de boa qualidade, de marcas que habitualmente não estão disponíveis cá, e que se afastam das coisas aborrecidas e padronizadas que se encontram na maior parte das lojas”.

Carregue na galeria para ver alguns dos produtos que pode comprar na Bobo and The Fox.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT