Família

Bombeiro “adotado” por gato que salvou dos escombros encanta net com nova parceira

Os olhos da pequena April arrebataram os corações de quem acompanha os dias de Ali Cakas e do gato Enkaz na Turquia.
É um animal de estimação.

A 16 de fevereiro, dez dias depois do forte sismo que assolou parte da Síria e da Turquia, provocando mais de 56 vítimas mortais, um bombeiro turco ficou conhecido no mundo inteiro. Por essa altura já não havia esperança de encontrar mais sobreviventes entre a população afetada, mas havia ainda muitos animais com vida, presos nos escombros dos edifícios ou fechados em casa sem forma de sair. Ao longo das semanas seguintes foi possível resgatar cães, gatos e outros animais de companhia – e um felino foi mesmo salvo 47 dias depois.

Quando a esperança de resgatar mais pessoas se foi, o cenário tornou-se ainda mais desolador. As cidades destruídas, os rostos desanimados, os braços cansados, os olhos molhados – tudo era triste. Por isso mesmo, a notícia de um gato retirado com vida dos escombros de um edifício em Nurdagi, no sudeste da Turquia, a 16 de fevereiro, banhou esse dia de luz. Era uma vida, ainda havia vida.

O gato foi salvo por um bombeiro e a imagem do seu corpo frágil mas lutador, encostado ao seu salvador, foi também um resgate de fé para muitas pessoas. Ali Cakas, que até então era um perfeito desconhecido da maioria do mundo, fez capa de revistas, foi à primeira página em muitos jornais e saltou para os ecrãs dos canais de televisão, pelo facto de o felino não mais o ter largado. Por entre a poeira de fundo, de onde o seu rosto sobressaía, com um gato preto e branco determinado em permanecer colado a ele, havia poesia.

Ali Cakas tentou encontrar o dono do gato, mas sem sucesso. Ao fim de horas, e sem que o grato felino o largasse, repousando no seu colo ou aninhando-se nos seus ombros, por entre muitos flashes de fotos que correram mundo, o bombeiro – que é também treinador de mountain bike da seleção turca – sabia que tinha sido escolhido por ele. Levou-o para sua casa, na cidade de Mardin, e deu-lhe um nome: Enkaz (que significa “escombros” em turco).

Bombeiro é seguido em todo o mundo

É ali que Enkaz vive desde então. Ali Cakas viu o número de seguidores da sua conta de Instagram disparar para 41,8 milhões e é lá que podemos ir vendo fotos e vídeos do bonito gato, agora totalmente recuperado. Vê-se que se sente em casa. E é isso mesmo: é a sua casa.

Atendendo a que Enkaz angariou uma multidão de fãs pelo mundo inteiro, Ali Cakas já criou também uma página para o gato no Instagram, que conta com cerca de 56 mil seguidores – onde se pode acompanhar a vida feliz de um animal que já esqueceu os dez dias de terror, com fome e sede, que passou preso na escuridão dos escombros.

Ali Cakas é um homem especial. Um ser bondoso para os animais, que tem mostrado, nas suas publicações, o amor e respeito que tem por todos os seres vivos. Quando, há cerca de uma semana, publicou uma foto sua com uma cabra bebé, acabada de nascer, e à qual deu o nome de April (Abril), as reações dos seguidores não se fizeram esperar. Por entre os 7.000 likes e centenas de comentários, havia muitos que pediam para que não a comesse. E assim será. “Não é para comer”, explica Ali Cakas à PiT.

“Tenho vários animais de quinta e são todos de estimação. Em minha casa há um jardim privado que é, para mim, uma espécie de santuário. É lá que tenho o meu jardim botânico e os animais, Há vacas, ovelhas, cordeiros e cabritos. E também coelhos, galinhas e até pássaros. Eu amo a natureza . Amo a vida selvagem. Foi assim que cresci, é um sentimento que já vem incutido desde a minha infância”, sublinha.

Mais recentemente, teve o desejo de criar um cavalo e o seu filhote, mas o sonho ficou, para já, adiado. “Ainda não o concretizei porque a manutenção é difícil. Há que ter responsabilidade. Gosto de fazer um trabalho de forma plena e bonita”.

“Há quem ame por um dia, no dia seguinte ainda cuida e depois deixa de se importar. Isso não está na minha filosofia e estilo de vida. Quero comportar-me como uma pessoa responsável. Se assim não for, como vou responder à minha consciência? Amo e cuido todos os dias”, remata Ali Cakas à PiT.

E enquanto ama e cuida, quem o segue no Instagram pode ir acompanhando essa sua vida de paz, no seu jardim com as flores e animais que tanto preza. Percorra a galeria para conhecer o seu santuário, sem perder a linda April e restante família e ver a nova vida de Enkaz.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT