Família

Cadela pede ajuda à polícia para salvar 5 cachorros deixados em caixa e é adotada

Filó perseguiu o carro até os agentes se aperceberem. Os bebés seguiram para novas famílias e a patuda juntou-se às autoridades.
Foto: Gabriel Rosa/AEN.

Filó fez tudo o que conseguiu para salvar os seus bebés. Os cinco cachorros foram deixados dentro de uma caixa de cartão à berma de uma estrada no Paraná, no Brasil, sem terem para onde fugir. A cadela, também abandonada, ficou ao lado das crias à espera de ser ajudada. Quando viu uma viatura da polícia a aproximar-se, não pensou duas vezes. Mal sabia ela que três dias mais tarde, ia ser adotada pelos seus salvadores.

A equipa da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil do Paraná (PCPR) estava a patrulhar a zona no passado fim de semana quando se apercebeu de uma cadela a acompanhar o carro a tentar chamar atenção. Curiosos, os polícias decidiram seguí-la e acabaram por encontrar a caixa com os bebés.

“Em todos esses anos de profissão, foi a primeira vez que vi algo assim”, confessou o agente Adriano Giese, que trabalha com as autoridades há 12 anos, em comunicado partilhado pela Agência Estadual de Notícias (AEN). “Ela fez de tudo para chamar nossa atenção, não desistiu. Uma mãe que fez tudo pelos filhos.”

Adriano estava acompanhado da comandante Anna Karyne Turbay Palodetto que decidiu levar toda a família animal até a esquadra. Um vídeo do resgate foi partilhado nas redes sociais e tornou-se rapidamente viral. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Governo do Estado do Paraná (@governoparana)

Preocupada com o destino de Filó, a comandante decidiu esta terça-feira, 26 de novembro, adotá-la oficialmente. Ou melhor, “contratá-la” como novo membro da equipa.

A ideia inicial era ficar com toda a família, mas depois de o caso explodir nas redes sociais, os polícias perceberam que seria mais fácil encontrar lares definitivos para os mais novos. “Assim que começámos a partilhar a história, apareceram muitos interessados nos bebés. A ideia então foi de adotar a Filó, porque sabíamos que há mais dificuldade em doar cães mais velhos”, explicou Anna Karynne. 

Filó está agora a viver na esquadra onde ganhou 50 novos “responsáveis”. Os seus cuidados vão ser divididos entre todos os funcionários e, por vezes, a cadela vai até fazer parte das patrulhas com os agentes. Desde a adoção, já teve direito a um dia de spa e tem consultas veterinárias já agendadas.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Filó. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT