Família

Cadela resgatada por casal que gastou o dinheiro do casamento já voltou a andar

Maple foi finalmente para casa com os salvadores que esvaziaram as poupanças da festa para salvar-lhe a vida.
Foto: Amelia Andersson/MSU.

Maple está a andar e já foi para casa. A cadela Goldendoodle, que foi vítima de um atropelamento e fuga em outubro, foi resgatada por um jovem casal de noivos que usou todo o dinheiro do futuro casamento para pagar o seu tratamento. Agora, o investimento valeu a pena e a patuda, anteriormente conhecida como Acklin, deixou o hospital veterinário para finalmente conhecer o novo lar. 

No dia do resgate, a 31 de outubro, Dylan McCay, de 22 anos, e Emily Roberts, de 23, conduziram até o Greenbrier Animal Hospital, em Conway, nos EUA, para Maple receber os primeiros cuidados. O médico veterinário responsável pelo caso, Eric Schrand, formou-se na Universidade Estadual do Michigan (MSU, sigla em inglês) e quando percebeu que a situação era grave, decidiu entrar em contacto com o hospital veterinário da faculdade para pedir ajuda. 

O casal conduziu então mais 531 quilómetros até ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Michigan para realizar a cirurgia delicada da nova companheira. E dois dias depois da intervenção, Maple voltou a andar. “Ela é uma menina muito forte. Está a ficar melhor e a recuperar os músculos. Tem um longo caminho a percorrer, mas vai conseguir”, frisou Michael Jaffe à MSU, um dos veterinários responsáveis pelo caso. 

Quando Dylan e Emily receberam a notícia de que Maple tinha recuperado o movimento das pernas, não conseguiram conter a emoção. “Comecei a chorar quando a cirurgia terminou”, partilhou Emily. “Correu tudo bem, foi mais do que ótimo. Uma vez que nos disseram que ambas as pernas estavam ‘arranjadas’ e que ela ficaria como nova, foi incrível. Parecia um milagre.”

A família no hospital universitário. Foto: Tom Thompson/MSU.

Das ruas ao conforto de um lar

Em outubro, a cadela Goldendoodle (mix de Poodle e Golden Retriever) foi atropelada e deixada para trás com as patas traseiras completamente ensanguentadas. Muitos passaram por ela, mas apenas uma testemunha decidiu ajudá-la. Um homem partilhou o caso no Facebook e Dylan foi de imediato apanhá-la.

Com a ajuda de outras testemunhas que passavam pelo local, conseguiu colocá-la no carro e ir até ao hospital veterinário mais próximo. Na manhã seguinte ao resgate, a 1 de novembro, Dylan e a noiva Emily terão sido informados por um dos médicos que uma das patas traseiras já não tinha como ser salva e o único tratamento era a amputação para evitar problemas futuros. No entanto, isso acabou por não acontecer.

Desde o início, a cadela, que terá cerca de dez meses, é descrita pelos salvadores e veterinários como “a mais meiga de sempre”. “No primeiro dia, ficámos com ela desde o almoço até ao fecho do hospital, enquanto a equipa trabalhava connosco para encontrar um cirurgião para ela. Trouxe o meu portátil de trabalho e trabalhei enquanto ela dormia com a cabeça no meu colo”, recordou o noivo. 

Foi também nesta altura que o casal confessou nas redes sociais que tinha usado o dinheiro do futuro casamento para pagar o seu tratamento, que não foi barato. Contudo, através de uma angariação de fundos, que entretanto explodiu nas redes sociais, conseguiu angariar até a data mais de 47 mil dólares americanos (44 mil euros, à taxa de câmbio atual). 

“Tem sido inacreditável e sentimo-nos muito abençoados”, disse a noiva. “Estamos em constante estado de choque e muito gratos. É lindo ver que as pessoas se preocupam com a nossa história e adoram a Maple tanto quanto nós.”

A cadela já recebeu alta e foi para o novo lar ao lado dos novos tutores e dos seus outros animais. Maple vai continuar a fazer fisioterapia, mas já está fora de perigo e não esconde a gratidão que sente pelos novos “papás”. 

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre a sua história. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT