Família

Atenção, pais. Cães têm efeito calmante nos miúdos, diz novo estudo

Já se conhecia o poder tranquilizador dos patudos. Mas nas crianças em idade escolar é uma ajuda redobrada.
Os cães reduzem o stress infantil.

Os cães têm uma capacidade extraordinária para nos tranquilizarem, isso todos sabemos. Aliás, quem tem cães e crianças em casa, sabe bem que assim é. Agora, um novo estudo realizado por investigadores britânicos traz mais provas deste facto.

O estudo, publicado a 15 de junho na revista científica “Plos One”, constata que os miúdos em idade escolar que tiveram sessões de 20 minutos, duas vezes por semana, com um cão de terapia e o seu treinador, apresentaram níveis substancialmente menores de cortisol (a hormona do stress). Esses níveis foram medidos através de amostras de saliva.

O tempo passado com o cão revelou ser mais eficaz, quando comparado com sessões orientadas de relaxamento com a mesma periodicidade, ao longo de um mês, salienta o estudo.

“O nosso estudo mostra, pela primeira vez, que as intervenções assistidas por cães podem, de facto, reduzir os níveis de stress nas crianças – tenham elas ou não necessidades especiais – durante um típico período escolar”, salienta Kerstin Meints, uma das investigadoras e professora de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade britânica de Lincoln.

A investigação foi realizada junto de 101 crianças entre os 8 e os 9 anos que frequentavam escolas públicas, e 44 crianças com necessidades educativas especiais com uma idade média de 9,8 anos. Um total de 23 cães e os seus treinadores participaram na intervenção.

O estudo refere que “o stress prolongado ou excessivo afeta negativamente a aprendizagem, o comportamento e a saúde ao longo da nossa vida e que, de modo a aliviar os efeitos adversos do stress nas crianças em idade escolar, há que reduzir os gatilhos desse stress”. “As intervenções assistidas por animais demonstraram os efeitos benéficos na saúde e bem-estar”, frisa.

Os investigadores sublinham que este estudo se dirigiu especificamente à terapia com cães nas escolas, mas quem tem patudos e crianças em casa já conhece os benefícios que um quatro patas pode ter na interação com os filhos.

Percorra a galeria para ver algumas fotos que tão bem retratam a boa interação entre miúdos e patudos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->