Quem tem um cão, sabe que a hora do passeio é a loucura. Saltos entusiasmados com um ‘vamos à rua?’ e corridas até à porta quando se pega na trela são imagens que lhe devem ser familiares. Mas há cada vez mais adeptos de algo mais do que um simples passeio. Já ouviu falar do canicross? Talvez até já o pratique, mas não sabia o nome.
O canicross é uma modalidade que está a crescer em Portugal e que consiste em correr por trilhos e caminhos com o seu cão — o que traz imensos benefícios, para si e para ele, especialmente em três vertentes: comportamento, saúde e diversão.
A nível comportamental, “as atividades ao ar livre com seus donos, como corrida (canicross), ciclismo (bikejoring) e trotinete (scootering) permitem que o seu cão gaste a energia que, de outra forma, poderia ser usada em comportamentos destrutivos/indesejados em casa e/ou no jardim”, sublinha a Espaço Animal, uma loja portuguesa que vende o material essencial para estes desportos.
Por outro lado, “estudos recentes estimam que até um terço dos cães em todo o país estão acima do peso e esse número tende a continuar aumentar. A obesidade está relacionada com diabetes, doenças ortopédicas, doenças cardíacas, problemas respiratórios, etc.. Assim, está a melhorar a sua vida e a dos seus cães devido ao facto de praticarem atividade física regularmente”, refere a Espaço Animal, que também tem apoiado a modalidade através de workshops e treinos.

Também a diversão é notória. Ao praticarem desporto juntos, reforçam os vossos laços e podem juntar-se a outras pessoas adeptas das mesmas modalidades, o que tornará estas saídas ainda mais animadas.
De que preciso para fazer canicross?
Se ainda não pratica a modalidade, saiba que há um kit básico para o canicross. E a Espaço Animal explica qual é, sendo composto por três elementos principais: um arnês adequado e bem ajustado para o cão; uma linha de tração para absorver o choque de qualquer puxão; e um cinto de canicross para que tenha o máximo de conforto ao correr.
Além do canicross, há também a modalidade de mushing, um desporto ou meio de transporte de tracção canina, que implica o uso de um ou mais cães para puxar bicicletas, triciletas, trotinetes ou trenós.
Já existem em Portugal competições a este nível — a última das quais realizada a 13 de março em Torres Vedras, com organização da Espaço Animal, que envolveu canicross, mushing, scootering e bikejoring.
Se quiser saber mais sobre estas modalidades e encontrar praticantes em Portugal, pode começar por visitar algumas páginas no Facebook, como a Canicross Espaço Animal, a Canicross.pt, a Associação Portuguesa de Mantrailing e Canicross, a Canitrail Portugal, a BushiWay Mushing Team ou a Mushing Portugal, bem como aderir a grupos dedicados a estes desportos, como por exemplo o Canicross & Canitrail Portugal.
Mesmo que não queira ainda experimentar alguma destas modalidades, poder ter as mãos livres é útil quando está com o seu cão fora de casa e já existem muitas trelas especialmente concebidas para esse efeito.
Percorra a galeria para ver os vários tipos de trela mãos livres e onde pode adquiri-las.















