Steve e Lauren estavam perto de realizar um sonho — até que este se tornou num pesadelo. O casal tem o casamento agendado para este sábado, 30 de setembro, em Cabo Cod, no estado norte-americano de Massachusetts, e tinha tudo planeado: a cerimónia e a estadia para antes e depois da festa. Até que, no início desta semana, teve a estadia cancelada pelo anfitrião da unidade disponível na plataforma Airbnb. O motivo? O cão de serviço de Steve.
O veterano de guerra sobreviveu a um ataque suicida com explosivos no Afeganistão, em 2008, e desde que regressou, passou por três intervenções cirúrgicas na coluna entre diversas outras pelo corpo. Orion, o Labrador da família, é treinado para ajudar o tutor a apanhar objetos do chão ou de superfícies mais baixas.
“Ele dá-se bem com todos, é um amor”, disse Steve à revista “People”. E quando o casal avisou o anfitrião que levaria o companheiro para o fim de semana especial por questões de saúde e trabalho — visto que é um cão de serviço certificado — não estava à espera da resposta que recebeu. “A saúde da minha família vem em primeiro lugar”, disse o responsável pela propriedade a Lauren.
“Ele mencionou algo sobre alergias e dissemos-lhe que, neste caso, iríamos arranjar alguém para cuidar de Orion na nossa casa”, contou. Contudo, na manhã seguinte, teve novamente a estadia negada. “Ele disse-me que ainda assim, deveria encontrar outro sítio para ficarmos. Essa foi a parte mais confusa porque, segundo ele, mesmo que tivéssemos alguém para cuidar de Orion na nossa casa, não podíamos hospedarmo-nos na sua propriedade”.
A história do casal foi contada pelo canal televisivo WCVB e tornou-se rapidamente viral. Como resultado, foram vários os residentes de Cabo Cod que lhes ofereceram uma estadia gratuita. Mas não foi preciso. Em comunicado, citado pela “Inside Edition Digital”, a plataforma Airbnb já respondeu às polémicas e ofereceu-se para pagar as férias da família — com Orion incluído.
“Temos políticas em vigor que protegem os direitos dos hóspedes com animais de serviço e a nossa equipa de apoio está a fazer uma investigação sobre este assunto”, afirmou. “Nós remarcámos os nossos hóspedes numa nova propriedade gratuitamente e agradecemos por nos ter chamado a atenção para este problema”.
Stephen e Lauren também receberam várias mensagens de apoio nas redes sociais. “Significa muito para nós. Agradecemos a todos do fundo do nosso coração”, disseram. “Tem sido uma montanha-russa de emoções. A ansiedade que tivemos no início por não sabermos o que iríamos fazer, e depois ver todos tão dispostos a ajudar-nos e ir além significou mesmo muito”.
Lauren aproveitou o momento para também sensibilizar a população sobre a importância dos animais de serviço. “Eles são inestimáveis para as pessoas que precisam deles” frisou. “Além disso, tem o lado emocional e de conexão. Sei que o Orion ajudou Steve de maneiras que não acredito que as pessoas conseguissem”.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias da família.