Família

Cão percorre 6,4 quilómetros para pedir ajuda após dono sofrer acidente

Blue estava na carrinha com o tutor e outros três cães quando este perdeu o controlo da viatura. Fez o possível para o salvar.

Quando Brandon Garrett não apareceu no parque de campismo onde a família estava, o seu irmão sabia que alguma coisa estava errada. O homem de 60 anos tinha combinado de o encontrar na tarde de 2 de junho e na manhã do dia seguinte, continuava desaparecido. Entre o desespero, um cão com o focinho familiar apareceu de repente e confirmou as suspeitas: Brandon precisava de ajuda. 

Quando chegou ao espaço arrendado pelos familiares do dono, Blue estava sozinho e parecia inquieto. Além dele, Brandon é tutor de outros três animais, e nenhum estava ao seu lado. Neste momento, a família teve a certeza de que o homem não estava bem e depois de alertar as autoridades, partiu à sua procura. 

As buscas não foram longas — poucas horas depois, a carrinha foi encontrada num rio no Condado de Baker, na Flórida, Estados Unidos. Ainda assim, o terreno não permitia que os familiares chegassem até Brandon. Foi só quando as autoridades chegaram que o homem foi finalmente encontrado. Ao grupo de resgate Baker County Search and Rescue (BCSR), juntaram-se os bombeiros do Pine Valley Rural Fire District (PVRFD) e da Halfway Ambulance. 

O primeiro a ser localizado foi um dos três cães restantes. O patudo estava numa “ravina íngreme e coberta de arbustos” e quando os bombeiros chegaram até ele, ouviram Brandon a gritar ao longe. Alguns voluntários que se juntaram à cena ajudaram as autoridades com serras elétricas para cortar a vegetação e permitir o acesso à vítima. 

O acidente.

Brandon foi encontrado a 91 metros da viatura e foi retirado do local com a ajuda de uma corda. A polícia concluiu que o acidente aconteceu após o condutor “não conseguir fazer uma curva, fazendo com que o veículo caísse na ribanceira”. Todos os outros três cães também foram encontrados com vida próximos ao local do acidente graças a Blue, que correu 6,4 quilómetros até o parque de campismo para alertar a família e que está a ser celebrado como um herói

“Uma história incrível de um cão carinhoso. Ele sabia o que precisava fazer e fez”, comentou um utilizador. “Um cão a correr seis quilómetros até um parque de campismo é inacreditável, ele merece uma medalha”, frisou um segundo. 

 A seguir, carregue na galeria para saber mais sobre o resgate. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT