Não foi uma, nem duas. Este cão cometeu três assaltos no espaço de menos de um mês. Rendeu-se ao mundo do crime demasiado cedo e sem um corpo que lhe permitisse fugir dos respeitadores da lei. As suas aptidões ainda possibilitaram que escapasse algumas vezes, mas acabou por ser encurralado por pessoas que não acharam piada ao seu roubo valioso. Se fosse ouro, ninguém levava a mal, mas este cão levava pão para o seu pequeno-almoço.
O patudo foi apanhado pelas câmaras de videovigilância, depois de roubar pão de forma dos supermercados e padarias do bairro Prolar, no estado do Espírito Santo, no Brasil. Ainda que os vídeos sejam de chorar a rir, os funcionários dos estabelecimentos não acharam piada nenhuma. Mas só um é que conseguiu mesmo impedi-lo de sair vitorioso.
Foi em abril que tudo começou. O cão escolheu esta padaria como cenário do seu primeiro crime. Entrou sorrateiramente pela porta da frente e foi direito aos pães dispostos na montra. Depois, saiu a correr, ainda que ninguém o estivesse a perseguir.
Mesmo que, provavelmente, o pão não lhe tenha chegado para um mês inteiro, o patudo só regressou à vida criminal em maio. Desta vez, num local diferente, onde não conhecessem o seu historial.
A 9 de maio fez a primeira visita ao supermercado, situado perto da padaria. Tal como no assalto anterior, começou por espreitar e entrou devagar, encarando apenas as costas da funcionária que estava na caixa registadora. Foi até ao corredor do pão e o barulho do saco de plástico que agarrou com a boca alertou a mulher, que se virou para o enfrentar. Mesmo assim, não foi capaz de o parar, e o cão saiu com o pão de forma pela porta fora.
“Estava a atender uma cliente, ao lado do corredor, quando outra gritou. Fui a correr para ver o que era, pois pensava que era um assalto. Ele foi tão rápido que, quando fui ver, já estava lá fora, a comer pão”, contou Maycon Vitorino, proprietário do estabelecimento, ao jornal brasileiro “G1“.
Tendo consciência do risco que tinha acabado de correr, o cão decidiu dar uns dias para as pessoas do supermercado se esquecerem do sucedido. Só no dia 24 é que voltou. Aqui, os ponteiros do relógio apontavam para as 17 horas e o estabelecimento encontrava-se com pouca gente, tal como na primeira visita.
“Ele dava sempre uma espreitadela. Se estivesse tranquilo, ele ia. E escolhia sempre o mesmo pão de forma. Parecia que ficava de vigia para ver quando a loja estava mais calma, sem movimento, para poder ir buscar o pão”, descreveu.
Neste assalto, no entanto, o cão não foi apenas apanhado pela funcionária, como uma cliente que estava às compras. As duas voltaram a tentar impedi-lo, mas ele saiu novamente do supermercado com o pão nos dentes.
Depois deste roubo, o cão sabia que tinha um dom. Por isso, decidiu voltar no dia seguinte, 25 de maio. Funcionários, clientes, câmaras: já nada o podia parar. Desta forma, entrou, espreitou, como de costume, mas desta vez teve azar com o funcionário que lhe calhou.
🚨BRASIL: Cachorro é flagrado roubando pacotes de pão sempre no mesmo horário todos os dias em uma padaria e supermercados de Cariacica (ES).
— CHOQUEI (@choquei) May 26, 2023
Em vez da senhora habitual, estava outro funcionário, que conseguiu travá-lo. Não o conseguiu apanhar, mas o cão acabou por largar o pão no chão, ficando sem o pequeno-almoço ou lanche do dia.
De acordo com Maycon, o cão vive nas ruas do bairro. E, apesar de todos os assaltos, conquistou o coração dos moradores, que estão à procura de um lar para ele.
Este cão não é o único a conseguir transportar comida com a boca. Lolita é uma cadela adorável que faz o favor à dona de lhe carregar as mercadorias. Do Happy Meal, a peças de roupa, a cadela leva tudo para casa. E até já conheceu o presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Percorra a galeria para ver algumas fotografias de Lolita.