Mónica Botelho estava destinada a gostar de animais. Assim que nasceu, os pais adotaram um gato que cresceu ao lado da gestora de recursos humanos até aos seus 14 anos. MacGyver tornou-se no seu primeiro companheiro de quatro patas e hoje, é homenageado através do outro gato da família que tem o mesmo nome.
Desde que se conhece por gente, “sempre quis fazer um pouco mais para os animais”. Mas a vida agitada não permitia. Além disso, vivia em apartamento e não podia acolher todos os que a conquistasse. Foi por isso que este ano, ao lado do marido, o advogado João Fidalgo Jorge, resolveu fazer uma ação solidária para ajudar aqueles que mais precisam. E não há melhor altura para tal.
Há cerca de dois anos, Mónica e João apadrinharam os cães Nala e o Pitágoras, da Associação Scalabitana de Proteção Animal (ASPA), em Santarém. Porém, continuaram a achar que não era suficiente e agora, estão a tentar convidar mais pessoas para se juntarem à causa. O casal iniciou a 15 de novembro uma ação solidária que acaba no próximo dia 15 de dezembro para juntar bens e donativos.
“Decidimos fazer uma campanha de doação porque eles têm centenas de animais e as ajudas nunca são demais”, começa por contar à PiT. A iniciativa foi pensada em parceria com a Dilovet, uma veterinária farmacêutica, que tem disponibilizado as suas três lojas — em Santarém, Almeirim e no Cartaxo — para receber os donativos.
Entre os bens mais necessários estão ração e patês para cães adultos, mantas, brinquedos para cães e gatos e produtos de limpeza, como lixívia e outros para limpar o chão. Já aqueles que não puderem irem até os três pontos disponíveis, podem contribuir com donativos monetários feitos diretamente para a associação. O número de IBAN está disponível na publicação abaixo.
View this post on Instagram
Vão entregar os donativos com a Parreirinha, a van vintage da família
Foi há cerca de um ano e meio que Mónica e João compararam a Parreirinha, uma autocaravana vintage que tem a própria personalidade. Ela, natural de Lisboa e ele, de Almerim, partilham da mesma paixão: viajar. Já tinham falado várias vezes em comprar esta viatura, um plano que foram adiando. Até que perceberam que “a vida são dois dias” e não tinham tempo a perder.
Hoje, Parreirinha faz sucesso no Instagram a partilha as aventuras ao lado dos donos e do mais novo membro da família: Sofia, de quatro meses. Durante a pandemia, o casal decidiu comprar uma casa em Almerim para ter uma “melhor qualidade de vida” perto do campo e da família. Na altura, decidiu também ajudar uma associação de animais e foi assim que conheceu a ASPA.
“Queríamos escolher uma mais perto de nós para podermos ir ver os animais e conseguir ajudar de uma forma mais ativa do que se fosse uma associação na outra ponta do País”, explica. Quando lá foram, estiverem em contacto com Nala e Pitágoras e apaixonaram-se.
“Infelizmente, na semana passada o Pitágoras morreu e ficámos muito tristes”, diz. “Era um cão muito engraçado, só tinha três patas mas vivia até relativamente feliz na ASPA. Além das boxes, eles têm um espaço ao ar livre onde os animais podem andar e serem felizes. Ficámos com o coração cheio de o poder ajudar e saber que vivia alegre”.
Mónica conta-nos que o casal já tem planos para apadrinhar um novo animal e está só à espera do dia 16 de dezembro, quando for entregar os donativos que está a juntar com a Parreirinha. “Vamos escolher outro patudo que ajudamos através de uma quantia monetária que damos todos os meses para comprarem ração e o que for necessário para os seus cuidados”, avança.
Além da doação de bens e donativos monetários, o casal convida os portugueses a irem conhecer a associação e até mesmo pensar em apadrinhar ou adotar um dos seus cães e gatos. “São pessoas muito simpáticas e trabalham muito à base de voluntariado. É uma questão de irem conhecer a associação e até arranjarem um amiguinho de quatro patas”, brinca.
Em casa, os “amiguinhos” da família são os gatos Kitty Maria e MacGyver, de três e cinco anos, respetivamente. MacGyver tem a personalidade da personagem da icónica série dos anos 80 e, segundo a tutora, parece que “já nasceu ensinado”. “É cheio de boas maneiras, nunca soprou para nós, nunca arranhou, nem nada. É muito fofinho”, diz. “A Kitty também e eles adoram-se um ao outro”.
Com a chegada de Sofia, os felinos ficarem encantados com a nova “mana”. “Eles gostam muito dela. Até quando estou a amamentar no sofá, eles vêm para ficar ao pé de nós”, conta. “Ficam mesmo coladinhos à ela, os três em fila, o que sabe tão bem nestes dias mais frios”.
A pequena também já está a aprender a mimar os felinos. “Tem sido muito giro vê-la interagir desde cedo com os animais, o que só nos traz coisas boas. Há vários estudos que dizem que o contacto de bebés com os animais de companhia é ótimo para ganharem defesas, competências como empatia e também ficarem mais calmos e relaxados. Ter esses patudos em casa tem sido uma mais valia nesse sentido”.
A seguir, carregue na galeria para conhecer a família de Mónica e João.