Família

Casal divorcia-se e deixa três gatos para trás em Leiria. Ficaram à fome na rua

Vizinhos pediram ajuda à Associação da Marinha Grande, que já os recolheu. Estão tristes e a precisar de um novo lar.
Freddy e Bomboca.

Por vezes, quando uma família se desfaz, os animais não entram na nova equação de vida – ou, pelo menos, nem todos. Foi precisamente isso que aconteceu na Marinha Grande, no distrito de Leiria, onde um casal que decidiu separar-se deixou na rua, à sua sorte, três meigos gatos. Valeu-lhes o apoio de vizinhos, que os alimentaram e pediram ajuda à associação local. E agora esperam por uma vida melhor.

“A indiferença é angustiante”, conta à PiT Catarina Contente, presidente da Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande (APAMG), que acolheu os três felinos. Primeiro chegou Aladdin e depois Freddy e Bomboca. Todos visivelmente tristes, sem saberem bem o que lhes aconteceu. “São todos uns doces”, sublinha a responsável da APAMG.

Três gatos desesperados a miarem na rua

Tudo aconteceu em finais de agosto, com a separação de um casal jovem. Tinham três cães e três gatos e “deixaram para trás, na rua, estes gatinhos indefesos”, frisa a associação, que celebrou recentemente 20 anos de atuação na defesa dos animais que mais precisam. “Os cães levaram, mas os gatos acabaram por ficar à fome pelas ruas. Os vizinhos aperceberam-se ao ver os animais a miar, assustados e a pedir abrigo. São gatos extremamente meigos e carinhosos, que fazem ronrom quando os agarramos ao colo”.

Neste caso, aponta a associação, “valeu a eficácia dos vizinhos que estavam atentos e pediram ajuda”. E a APAMG, apesar de se ver a braços com muitos animais para ajudar, e com as despesas sempre a crescer, não podia virar-lhes as costas. ”Estamos lotados, mas como poderíamos deixar estes animais à sua sorte?”, questionam-se as voluntárias.

Os três gatinhos esperam agora por lares responsáveis, onde sejam amados e cuidados como merecem. Estarão desse lado as famílias que irão apaixonar-se por eles e adotá-los sem reservas? E que não irão descartá-los, seja qual for o contratempo que possa surgir? Se quiser visitá-los, basta contactar a associação e marcar um dia. Percorra a galeria para conhecer melhor o Aladdin, Freddy e Bomboca – e dê-lhes uma oportunidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT