Família

Casal ouve barulho e vai a tempo de salvar gato enforcado numa árvore

Zé foi encontrado pendurado, com um fio enrolado à volta do pescoço. Perdeu um olho, mas já está a recuperar.
Zé esteve entre a vida e a morte.

Um casal estava a conversar tranquilamente, quando foi interrompido por sucessivos miados angustiantes. Bianca Ghisi, 18 anos, e a namorada Stephanie Ferreira Manfredo, presumiram logo que se tratava de uma luta de gatos, mas resolveram ir perceber o que se passava.

Saíram de casa, localizada no bairro Gaivota, no estado brasileiro de São Paulo, e seguiram os barulhos, que as levaram diretamente para dentro de uma área florestal. Começaram por olhar para baixo, para ver se viam algum dos gatos envolvidos, mas a resposta estava mais acima do que esperavam.

“Quando chegámos, o gato estava com um fio enrolado na garganta, preso com um nó”, disse Bianca ao jornal “G1”. A companheira apressou-se a desenrolar o cordão, que mais parecia um cabo elétrico, e a soltá-lo daquele inferno.

Mal o desceu, Stephanie reconheceu o gato como um dos que costumava vaguear na sua rua. Mas, assim que Bianca ligou a lanterna para o ver melhor, as duas perceberam que ele estava bastante diferente desde a última vez que o vira.

Com o olho esquerdo de fora e coberto de sangue, Zé, como foi batizado, foi imediatamente encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu diversos cuidados. Já em relação à sua visão, não houve nada a fazer: “A partir do momento em que o olho caiu, ele ficou logo cego”, disse.

A especialista aconselhou a que o olho fosse removido, mas o gatinho ainda precisava de estabilizar para ser submetido a cirurgia: “Aquela zona tem diversos vasos sanguíneos e, como ele estava com uma hemorragia, estava a sangrar pelo nariz e pela boca”.

Na segunda-feira, 31 de julho, Zé conseguiu finalmente ser operado, recebendo alta logo no dia seguinte. Já Bianca, pede ajuda aos seus seguidores para conseguir pagar os custos das despesas veterinárias, que totalizam 2.500 R$, aproximadamente 465€, segundo a taxa de câmbio atual.

Já quanto ao responsável por este crime hediondo, não há qualquer informação. Tampouco sobre qual será o destino do gato, uma vez que recupere totalmente da operação. Bianca e Stephanie não garantiram que ficarão com ele, mas, por agora, ele está a repousar na sua casa.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Zé.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT