Família

Casal que se recusou a devolver cadela de vizinhas é condenado a pagar 5 mil euros

Hanna fugiu de casa e foi acolhida pelos proprietários da casa ao lado. Estes recusaram-se a devolvê-la às tutoras.
Hanna é uma Malinois.

Parece mentira, mas não é. Um casal brasileiro foi condenado a pagar quase 5 mil euros (30 mil reais) após se recusar a devolver Hanna, uma Pastor-belga-malinois, que pertencia às vizinhas. A cadela terá fugido da casa onde vivia, tendo sido vista pelas duas tutoras dias mais tarde a viver com a família que mora ao lado. Quando confrontado, o casal não quis libertá-la. 

O insólito caso aconteceu em março de 2022, mas só agora a sentença foi conhecida e partilhada pelo jornal G1. Tudo aconteceu no bairro de Bandeirantes, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Quando Hanna fugiu, as tutoras procuraram incansavelmente por toda cidade — usaram cartazes, anúncios em sites de animais desaparecidos e até chegaram a contratar um carro para percorrer a cidade com um altifalante à procura da patuda. Mas não tiveram sorte.

Poucos dias depois, a busca chegou ao fim quando uma das responsáveis viu Hanna com um treinador de cães na rua onde vive. Porém, quando tentou recuperá-la, foi ignorada e o profissional entrou na casa do vizinho com a cadela. Mais tarde, as donas foram buscá-la, mas o casal proprietário não quis devolvê-la, tendo pedido dinheiro em troca da sua libertação. 

Nesta altura, as responsáveis pela cadela decidiram levar o caso à Justiça, pedindo não só a sua entrega, mas também uma indemnização por danos morais. Além disso, Hanna deu à luz três crias quando estava sob os cuidados do casal, tendo os bebés também entrado no pedido da família oficial da Malinois. 

Foi posteriormente comprovado que o casal sabia que Hanna pertencia às duas vizinhas. No entanto, justificou que após o “resgate”, gastou com tratamentos veterinários e por isso recusou-se a devolvê-la. Ainda assim, o Tribunal considerou que o casal agiu de má fé e ordenou que a Malinois fosse entregue à família.

Os vizinhos foram também obrigados a pagar uma indemnização de cerca de 30 mil reais (quase 5 mil euros), que foi dividida da seguinte forma: 10 mil reais (1.650€) para cada uma das responsáveis pela patuda; e mais de 2.200 reais (362€) por cada uma das três crias de Hanna que nasceram enquanto esteve sob os cuidados do casal.

Também no Brasil, um homem em situação de sem-abrigo recorreu à Justiça para se reunir com o cão. Rocky foi atropelado e levado pela Câmara Municipal para receber os devidos cuidados. Contudo, quando estava recuperado, não voltou para os braços do tutor — foi colocado para adoção. Desesperado, o responsável pediu ajuda para tê-lo de volta.

De seguida, carregue na galeria para recordar a história. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT