A invasão da Ucrânia pela Rússia continua a cobrar, diariamente, muitas vidas. Na noite de 29 de setembro, um míssil russo que atingiu uma casa em Dnipro, no sudeste da Ucrânia, matou duas mulheres, duas crianças e um cachorro. O único sobrevivente foi o cão mais velho da família, chamado Krym (Crimeia).
O ataque vitimou uma mãe, uma avó, uma menina de 12 anos e um rapaz de 8, além do cão bebé Jack. A família vivia na Avenida Polya, em Dnipro, mas desde o início da guerra que a mãe das duas crianças se tinha mudado para casa da avó dos pequenos, numa zona tida como mais resguardada. De nada serviu.
O pai, que está a combater na frente ucraniana, chegou a casa para descobrir que todos os familiares tinham morrido. Crimeia tinha sido o único a sobreviver à tragédia e foi encontrado nos escombros pelos socorristas, a uivar e a chorar pelos seus.
A faithful dog who does not leave his ruined home
He is the only one who survived after the “arrival”. A whole family died under the rubble: a grandmother, a mother and two children. Arrival was yesterday in the city of #Dnipro. pic.twitter.com/4fytJ3bY6U
— NEXTA (@nexta_tv) September 29, 2022
O cão nasceu na região da Crimeia e tinha sido retirado da península ocupada pelos russos quando era ainda bebé, tendo sido adotado por esta família.
Crimeia foi levado ao veterinário pelos funcionários de um abrigo animal local, num estado de grande tristeza e apatia. Devido ao bombardeamento, tem uma concussão. Foi-lhe detetada também insuficiência cardíaca.
Além disso, Crimeia está surdo e cego, devido ao ataque, mas as mazelas psicológicas são as que mais preocupação causam. Está, por isso, sob supervisão veterinária.
O presidente da câmara de Dnipro, Borys Filatov, disse no Twitter que o míssil fez um buraco de oito metros de profundidade e dez metros de largura. “As pessoas no epicentro da explosão evaporaram-se, literalmente. A avó All, a mãe Natasha, a filha Vasylisa, o filho Ivan e o cachorrito Jack”, escreveu.
Percorra a galeria para ver fotos de Crimeia e do local onde foi encontrado.