Para muitos animais, sair da rua e entrar num abrigo é uma mudança para melhor. Para uma vida com mimo, cuidados e segurança. Mas um abrigo deve ser um local de passagem e não o sítio onde um animal fica até morrer. É também esse o desejo da associação Amigos dos Animais de Campo Maior para os seus protegidos. E, entre eles, Chico é dos que tem menos tempo.
“O Chico já deve ter 13 ou 14 anos, não sabemos. Estava no canil municipal com a companheira de boxe, a Chica – que foi adotada em 2022 e faleceu de idade –, e veio para o nosso abrigo em 2020, quando mudámos para as novas instalações”, conta Mafalda Ensina, responsável da associação, à PiT.
E é lá que aguarda todos os dias por mimos, com uma meiguice que encanta. “Diziam que era agressivo. Ele é tudo menos isso. É o rei velhote do abrigo”, diz Mafalda.
É também um “bom garfo” e demonstra-o todos os dias. “Adora patê. E com a falta de dentes que tem, não resta senão darmos-lhe sempre um belo prato de papinha. Assim que chegamos, corre para a boxe dele e começa a ladrar para não nos esquecermos dele – e quando nos vê com o prato na mão dança. É muito engraçado”.
Mafalda sabe que não é fácil Chico ser adotado. Mas não perde a esperança. “É um cão sem raça, porte grande, velhote… Sabemos que a probabilidade de ser adotado é muito pouca e dá pena pensar que venha a morrer no abrigo. Não lhe falta amor, mas merece mais”.
É um cão muito dado e muito meigo, aponta a sua protetora. “Adora brincadeira e passeios fora do abrigo e nunca estranha quando alguém novo visita as instalações”, sublinha. Gostávamos de encontrar uma família para todos os nossos animais, mas para o Chico em especial, porque é o avozinho do abrigo”.
Chico está esterilizado e tem microchip. E “apesar da sua idade, está um belo moço”. “Não precisa de muito. Mimos e um patê e ele é feliz”, diz a responsável da associação, que tem esperança que “este focinho lindo e desdentado” venha a ter uma família.
Será que essa família está desse lado? O Chico já está inscrito no Pitmatch, a nova plataforma da PiT de adoção responsável. Vá conhecê-lo melhor e percorra a galeria para ver algumas das suas fotos.