Há quatro dias, Clara de Sousa recebeu Lucky, um Border Collie, em casa, para comemorar o seu 55.º aniversário. Agora, diz adeus a um dos seus maiores companheiros de quatro patas.
“Ontem o Rissol partiu”, começou por adiantar a jornalista da SIC através de uma publicação. “Agora não está mais connosco numa morte súbita com apenas um aninho e meio de idade”, escreve.
Rissol, cujo apelido é Camarão, chegou ao lar de Clara de Sousa em junho de 2021. E, apesar de ter sido adorado a partir do momento em que as suas patas passaram pela porta, foi preciso a filha implorar para a mãe o receber: “A minha filha [Maria] queria mais um gato, mas eu disse-lhe que não (risos). Eu gosto de ter casais — um cão e uma cadela, um gato e uma gata —, só que a minha filha trouxe um gato da Madeira e pronto… lá ficou ele em nossa casa”, recordou em entrevista à PiT, em abril.
“Quando perdemos e não percebemos porquê, quando não conhecemos as razões e não estamos à espera, o choque é ainda maior”. A jornalista não estava à espera da morte do seu gato, com um ano e meio, sendo que “ainda há dias lhe colocava o chapelinho de Natal já antecipando a data”.
O “loiro de olhos azuis” era um grande companheiro de Clara de Sousa e alinhava em todas as brincadeiras: “Sempre a ver-me cozinhar em cima da bancada, sempre pronto para roubar qualquer coisa assim eu me distraísse. Sempre atrás de mim como um cão”, enuncia.
Clara de Sousa diz que a “família está agora mais pobre” e diz não compreender o que levou à sua partida: “O que te aconteceu, meu querido? Porquê? Nunca saberei”, remata.
Além da pivô, estão agora de luto os seus outros dois gatos e os seus três cães, Kiko, 11 anos, Mia, com pouco mais de um ano, e Lucky, o membro mais recente da família.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Clara de Sousa com os animais.