Família

Coração100dono é a Associação do Ano PiT. Saiba como correu a gala de Prémios NiT

A associação foi uma das distinguidas na primeira entrega de prémios NiT, que se realizou esta quarta-feira, no Tivoli BBVA.
"Obrigada aos que não ficam indiferentes à crueldade e ao abandono", disse a presidente.

Uma de milhares. A verdade é que qualquer uma das associações, que dá diariamente o corpo às balas pelo bem-estar dos animais, podia ter vencido o Prémio PiT – Associação do Ano. Mas esta não é como as outras. Mesmo “longe dos holofotes” consegue dar voz a quem não a tem. E, o mais importante, é que consegue que a ouçam.

Decorreu esta quarta-feira, dia 15 de março, a primeira gala de entrega dos Prémios NiT. Com sala cheia no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, centenas de pessoas reuniram-se para celebrar o lifestyle, nas categorias do quinto site mais lido do País, com 5,8 milhões de leitores em 2022: da Cultura à Comida, passando pelas Compras e FiT, e viajando para Fora de Casa.

Entre os mais de 80 nomeados, a “irmã mais nova da NiT”, que comemora o primeiro aniversário já no dia 4 de abril, também teve direito a reconhecer “as milhares de pessoas que concretizam as histórias que a Pets in Town conta todos os dias”: “Temos, no nosso ADN, um lado social importante, que é uma das nossas quatro patas. Temos feito um trabalho muito próximo com as organizações que, de norte a sul, ilhas incluídas, dão todo o seu amor e a sua vida pelos animais”, afirmou Nuno Azinheira, diretor da PiT.

Para homenagear quem mete à frente as necessidades dos animais, “muitas vezes, a troco do prejuízo da sua própria vida pessoal, financeira e afetiva”, a redação da PiT elegeu uma associação que não pertence à capital: “Apesar de tudo, é mais fácil estar em Lisboa, do local onde se tomam decisões. Por isso, este ano escolhemos uma associação do Algarve. Porque é importante mostrar que para lá de Lisboa, o resto não é paisagem”, prosseguiu o responsável.

Com um trabalho ativo, ao longo dos últimos 30 anos, na serra da Goldra, em Loulé, a associação Coração100dono foi a grande vencedora do prémio Associação do Ano para a PiT, e recebeu o galardão. “Obrigada por este prémio, este não é de todo o meu palco”, começou por agradecer Marisa Teixeira, 58 anos, presidente da associação, visivelmente emocionada, e que veio do Algarve para Lisboa acompanhada por um empenhado grupo de ativistas da causa animal. 

Marisa Teixeira recebeu o prémio em lágrimas das mãos do diretor da PiT.

E Marisa não estava errada. A voluntária e fundadora da associação algarvia sente-se mais confortável à volta dos animais. Começou por ajudar 100 animais desalojados, recusou a eutanásia aos 20 que ficaram por adotar, construindo-lhe um refúgio, e, agora, conta com cerca de 300 que não lhe “permitem fazer mais nada a não ser tratar deles”.

Com lágrimas nos olhos, Marisa não precisa de muitas palavras para agradecer o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido: “Obrigada à NiT, por nos ter colocado na rota dos prémios, e a todos aqueles que não ficam indiferentes à crueldade, ao sofrimento e abandono”, rematou.

Para a acompanhar nesta merecida gratificação, Marisa levou consigo diversos voluntários da associação, e também os seus apoiantes. Nomeadamente a líder do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, que, após ter feito uma visita ao Algarve, não deixou de marcar presença na gala de entrega de Prémios NiT 2023.

Além da associação vencedora, houve outros nomes da causa animal a juntarem-se para celebrar o lifestyle, especialmente quando este envolve patudos. Foi o caso de Tiago Braga, co-fundador da Bake My Dog Happy: “Foi um evento interessante, cheio de vida e glamour. Afinal, celebrar a cultura é sobre isso”, contou à PiT.

Mesmo concordando com a escolha das categorias, acha que, “por toda a diversidade a NiT envolve, ficou a dever a algumas”. “Principalmente na área dos pets, que está em expansão enorme e que gera receitas muito superiores àquelas que as pessoas imaginam”, salientou.

“Para o ano, e puxando a brasa à minha sardinha, gostava de ver mais categorias pets. E, quem sabe, ser nomeado”, brincou o empresário que faz petiscos para animais à base de sardinha. Nomeadamente, chocolate.

Este cenário não é impossível, e a diferença que a PiT tem feito no mercado é notória: “Até há um ano, eram poucas as notícias e histórias sobre a dignidade animal. Hoje, curiosamente, depois da PiT, são muitas e surgem todos os dias. Há um período A.P, Antes da PiT, e D.P, depois da PiT”, disse Nuno Azinheira.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias da gala de entrega dos Prémios NiT 2023.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT