Família

Corgis de Isabel II acompanham funeral da rainha. Cerimónias continuam em Londres

De manhã, não puderam estar presentes na cerimónia, mas puderam seguir a urna até ao Castelo de Windsor.
Os encontros vão acontecer em várias cidades do Reino Unido.

O amor da Rainha Isabel II pelos seus Corgis era conhecido de todos. Ao longo dos seus 96 anos, teve mais de 30 cães, e muitas pessoas se perguntaram se aqueles que deixou para trás, Muick e Sandy, marcariam presença no seu funeral. Afinal, a monarca esteve sempre presente no enterro dos seus animais, que se encontram no cemitério de Sandringham.

O funeral da rainha, que decorre ao longo desta segunda-feira, dia 19 de setembro, está a mobilizar as atenções mediáticas de todo o mundo.

Os Corgis que, após a morte da monarca, ficaram ao cuidado dos Duques de York, Príncipe Andrew e Sarah Ferguson, não puderam estar presentes nas cerimónias fúnebres da manhã na Abadia de Westminster, devido ao facto de o local restringir totalmente a entrada a qualquer animal. Já no Castelo de Windsor, esta tarde — onde a rainha ficará sepultada — puderam acompanhar a urna no cortejo e honrar a sua tutora.

As comemorações, no entanto, não ficam por aqui, e haverá mais uma oportunidade para Muick e Sandy homenagearem a sua tutora. Estão marcados diversos encontros de Corgis, em várias cidades do Reino Unido, que representam locais emblemáticos para a realeza.

A iniciativa está marcada para o dia 9 de outubro e terá lugar no Palácio de Buckingham, em Windsor, em Sandringham e em Balmoral, o castelo onde Isabel II morreu. 

A manifestação foi organizada por diversos tutores de cães e por apoiantes da Família Real para homenagear a partida da monarca: “Descanse em paz — a Rainha partiu para o céu para se juntar a todos os seus Corgis”, destaca ao jornal britânico Metro Agatha Crerer-Gilbert, uma fiel admiradora de Isabel II, que “costumava mandar-lhe fotografias de Corgis”, ao que ela sempre respondia que “os adorava”.

Os tutores dos Corgis quererem homenagear a Rainha.

Os britânicos não foram os únicos. Em Vancouver, no Canadá, também sabem como dar uma festa para a Rainha. No passado domingo, dia 18 de setembro, reuniram-se cerca de 40 Corgis no parque da cidade. Vestidos de reis, rainhas, duques e duquesas, foi um espaço para brincarem, sempre com Isabel II nos seus pensamentos.

O evento foi organizado num grupo de Facebook, criado com o intuito de demonstrar admiração pela paixão que a Rainha tinha pelos animais: “Partilhávamos várias publicações sobre quantos cães tinha e qualquer comentário ou fotografia curiosa dela com os Corgis. Sinto que este grupo não teria acontecido se não fosse por ela”, contou uma das organizadoras, Nina Aninipoc, à CTV News.

Já há algum tempo que o grupo queria organizar um evento que reunisse todos os seus cães e este foi o pretexto para o fazer: “Pensámos que seria uma boa ideia juntar todos os Corgis e celebrar a “Rainha mãe dos Corgis original”, explicou outra das organizadoras Leslie Lahay.

Carregue na galeria para ver alguns dos Corgis que marcaram presença no encontro em Vancouver e das memórias da Rainha com os seus patudos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->