Experiência no fabrico de móveis já havia. Amor aos patudos, também. Bastou o Nico chegar a casa de Sérgio e Liliana para se juntar a fome com a vontade de comer. “Casámo-nos há dois anos e decidimos adotar um gato bebé que tinha sido abandonado. Procurámos uma peça que se enquadrasse na decoração da nossa casa e não encontrámos nada que se adequasse”, conta à PiT Sérgio Eiras, 28 anos, gerente da Nott – Inspired by Pets Love.
A empresa acaba de ser lançada em Paços de Ferreira e assume-se como “startup pioneira em Portugal no mobiliário para animais. Para já, apenas com loja online, mas “se tudo correr bem, dentro de um aninho e meio” esperam abrir uma de pedra e cal.
Sérgio nasceu em Paços de Ferreira e cresceu no meio do mobiliário, ou não fosse a cidade a Capital do Móvel. “O meu pai, antes de se reformar, tinha uma loja de móveis e eu comecei a ajudá-lo muito cedo. Em miúdo, saía da escola e ia para lá fazer aquelas coisas que as crianças podem fazer, mas fui crescendo por ali”.
A ideia agora é adaptar tudo aquilo que aprenderam para o mobiliário de animais. “Não somos uma marca que faz um modelo e depois produz em série. Não, apostamos em design totalmente distinto e produzimos à medida de cada espaço. Tudo é personalizado”, explica o empresário.
No site da Nott, em todas as páginas de produto há sempre “um alerta no final a laranja em que diz que se o cliente procura algo exclusivo, pode contactar a loja”. E é assim que Sérgio quer marcar a estratégia da marca. “Primeiro, fazemos uma reunião com o cliente, que pode ser presencial ou à distância, depois elaboramos um primeiro esboço ainda à mão, para que o cliente diga se é aquilo que pretende. Recebida uma primeira aprovação, fazemos um projeto 3D, como os que se fazem para a decoração de interiores. Se o cliente der o seu ok, vai para produção”, explica.
Variedade de móveis produzidos à mão
Da coleção de produtos inicial, a marca oferece casotas, camas, sofás, arranhadores, comedouros e outros acessórios. Os produtos, fabricados nesta região “são maioritariamente produzidos à mão por uma geração que transborda carinho e conhecimento na sua profissão”.
Numa primeira fase, a marca disponibiliza os seus produtos ao público através da sua loja online (com entregas em casa no mercado nacional e restante Europa) e posteriormente através de uma rede de lojas físicas, em construção.
O arranque da Nott foi pensado para o mundo digital, mas não esquecerá a importância da presença física e proximidade, tanto mais que se destina a um público jovem e exigente que ama os animais, tal como os fundadores da marca.
Sérgio e Liliana, um ano mais velha do que o marido, querem que o seu novo negócio tenha também uma vertente verdadeiramente pet friendly. “O Nico foi adotado e nós queremos que a Nott seja defensora da adoção responsável. E, por isso, no âmbito da responsabilidade social da empresa, uma parte dos lucros vão reverter para associações de apoio animal”, conclui Sérgio.
Percorra a galeria de imagens e veja as peças exclusivas que a empresa produz e que podem ficar muito bem em sua casa.