Foi há três semanas que a vida de uma família de férias ficou virada do avesso. Aquela que seria uma viagem animada acabou por dar lugar a uma angústia que ainda hoje perdura: a autocaravana onde seguiam teve um acidente e os animais de companhia fugiram, assustados. O cão foi rapidamente recuperado, mas o gato Babalu continua perdido, longe de casa, para desespero dos seus donos.
Tudo aconteceu no passado dia 15 de julho. A família, que vive na Parede – concelho de Cascais –, seguia de viagem na autocaravana quando sofreu um despiste na A17, ao Km 12, na zona da Ortigosa – Leiria. Após o susto, a primeira coisa que fizeram foi ver se os seus animais estavam bem e perceberam que ambos tinham fugido. Foi uma angústia – que ainda não terminou, à conta da ausência do felino.
“Os donos vinham passar uns dias de férias e tiveram um acidente naquela zona e os seus animais de companhia, gato e cão, fugiram. O gato continua desaparecido”, explicou a APAMG, associação protetora de animais da Marinha Grande, sublinhando que Babalu é um gatinho de interior, muito meigo, mas que deve estar bastante assustado. “Se alguém o avistar, ou se alguém o conseguir agarrar, por favor contactar a associação”, pedem.
Os apelos têm-se sucedido e Fátima Henriques, uma amiga da família que tem estado a divulgar este desaparecimento, conta que tudo está a ser feito para o ter de volta. E esses esforços já tiveram alguns frutos, mas não os tão desejados. “Tem sido uma angústia. O dono conseguiu encontrar e agarrar o Babalu, mas ele está tão assustado que saltou-lhe dos braços e fugiu”, explica à PiT.
Babalu miava, mas agora deixou de responder
“O dono e a filha vão muitas vezes ao local. Ouviam-no a responder ao chamamento, mas não o conseguiam ver. Ultimamente já não responde”, diz, com tristeza, mas na esperança de que ele esteja bem. “Foram lá novamente este fim de semana, com a preciosa ajuda da APAMG, que emprestou uma armadilha”, sublinha. No entanto, algo de estranho aconteceu. Uma das protetoras da associação foi ao local ver se Babalu teria entrado na armadilha e deparou-se com uma cena preocupante: a armadilha foi desarmada, percebe-se que um animal – certamente Babalu – terá entrado lá dentro, mas a caixa está vazia.
Uma possibilidade é a de alguém ter encontrado o gato na armadilha e tê-lo soltado ou tê-lo levado. Tudo é possível e há vários cenários em cima da mesa. “Sabemos que há um curso de água no local onde ele se ouvia. Esperemos que se mantenha vivo”, diz Fátima à PiT. “Espero mesmo que sim. O dono já é idoso e está inconsolável e muito preocupado com o seu bichinho”, remata.
A sua família não tem tido mãos a medir e o gatinho já tem também anúncio na plataforma Encontra-me, onde se pode ler que é adulto, tem microchip e que está castrado. Se andar pela zona e o vir, os tutores de Babalu pedem que os contactem (963 689 919), ou à APAMG, para poderem ir resgatá-lo de imediato. Deve estar muito assustado, em choque, e o facto de não conhecer o local onde está também não ajuda. Por isso, esteja atento, se morar na zona ou passar por lá, para que este miau habituado aos melhores mimos possa regressar rapidamente a casa. Percorra a galeria para conhecer melhor as suas características.