Família

Dia do Animal celebrado com terapeutas de 4 patas em lar de idosos de Campolide

Iniciativa da Provedoria dos Animais de Lisboa e da junta de freguesia de Campolide leva cães à Residência de Idosos de Campolide.
Kiki dá e recebe mimos.

É já a 4 de outubro que se assinala o Dia Mundial do Animal. Como é habitual, há celebrações um pouco por todo o mundo – e Portugal não é exceção. Logo no arranque do mês, uma iniciativa conjunta da Provedoria dos Animais de Lisboa e da junta de freguesia de Campolide vai levar alegria e animação a um lar de idosos com a visita de dois cães especiais.

Os agentes da Polícia de Segurança Publica da 21.ª Esquadra de Lisboa (Campolide) e dois terapeutas de quatro patas vão visitar os utentes da Residência de Idosos de Campolide, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no próximo dia 1 de outubro, como forma de assinalar o Dia Mundial do Animal”, explica o Provedor dos Animais de Lisboa, Pedro Emanuel Paiva, que tem implementado na cidade programas-pilotos de terapia assistida por animais, com o apoio da Câmara Municipal.

E quem são os “animadores de serviço”, que vão dar muitos mimos a estes idosos? “As duas terapeutas de quatro patas chamam-se Kiki e Nala. São de voluntários da Provedoria, que já estiveram em outros projetos, entre eles na Casa do Artista”, diz Pedro Paiva à PiT.

Com esta iniciativa, “pretende-se que a presença dos cães se traduza na recriação de momentos únicos, onde o compromisso fundamental passa por incentivar e desenvolver momentos relacionados com as áreas interligadas ao bem-estar físico e cognitivo, mantendo valores como o afeto, a qualidade, a solidariedade e a tolerância”, refere o Provedor.

Maior proteção do animal no concelho de Lisboa

As terapias com animais, em contextos não só da terceira idade, mas também em idade escolar, é uma das muitas medidas integradas que o Provedor tem levado a cabo na capital desde 2023 e que, segundo Pedro Paiva, “pretende objetivamente demonstrar a importância de promover um conceito único de bem-estar, desenvolvido através de uma conceção triádica que passa por incluir a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental”.

“Com esta intervenção, pretende-se não só sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies, mas também demonstrar a importância dos animais na vida das pessoas ao mesmo tempo que se celebra a vida animal em todas as suas vertentes”, sublinha, por seu lado, Cátia Costa, vogal do bem-estar animal da junta de freguesia de Campolide.

Esta junta de freguesia tem dinamizado várias ações de sensibilização no âmbito da causa animal, nos últimos anos, como por exemplo a ação “asseio no passeio”, em novembro de 2022, que explicava a importância de os tutores recolherem os dejetos dos seus cães na via pública. Igualmente importante foi a campanha “Aqui há gato?”, em janeiro de 2023, levada a cabo com a Provedoria dos Animais de Lisboa e a EMEL, que chamava a atenção para a importância de proteger os gatos de rua que no inverno se abrigam nos motores e embaladeiras dos automóveis para fugirem ao frio.

Percorra a galeria e veja algumas fotos de iniciativas recentes da Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa e também da junta de freguesia de Campolide.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT