Todos os meses, o munícipio de Oeiras cria uma “Agenda da Natureza” com várias atividades, oficinas e percursos por várias zonas do concelho, que permitem conhecer e preservar a biodiversidade local. Muitas das iniciativas são também ideais para fazer com os miúdos, de forma a que possam aprender e ganhar maior sensibilidade sobre estes temas.
Para este domingo, 19 de março, está marcada uma oficina de marcenaria, com o objetivo de construir caixas-ninho, que possam abrigar famílias de chapins-azuis. A atividade, destinada a miúdos a partir dos dez anos, é um ótimo programa para ser feito entre pais e filhos, já que coincide com o Dia do Pai.
Além de aprenderem uma nova habilidade, o facto de criarem algo juntos ficará certamente marcado na memória como um bom momento partilhado em conjunto. A oficina será orientada pelos membros do Qual Abatroz, um projeto que se dedica a atividades de ação educativa, intervenção artística, ecologia e responsabilidade social e, ainda, edição de livros.
“Já cheira a primavera e, na Fábrica da Pólvora, as manhãs são pintalgadas pelos cantos dos pássaros, que se atarefam a proteger os seus ninhos. Uma das aves que aqui habitam é o pequeno chapim-azul, um pássaro de plumagem vistosa, em tons de azul e amarelo, que nos presta uma ajuda preciosa, porque a sua dieta inclui a lagarta-do-pinheiro, uma praga que põe em perigo a saúde pública e o equilíbrio do ecossistema. O chapim-azul é um dos poucos pássaros a conseguir comer esta lagarta, mas, com a redução dos abrigos naturais, também há menos sítios para esta pequena ave fazer ninho e crescer como espécie. É por isso que lhe vamos dar uma ajudinha”, explica a organização.
Não se preocupe, pois não precisa de ser um mestre em marcenaria para conseguir construir uma caixa-ninho. Com a ajuda dos mentores, pais e filhos vão aprender como se faz e, no final, todos levam consigo uma caixa-ninho e dicas sobre como, onde e quando a instalar. Com sorte, será escolhida por um casal de chapins à procura de um cantinho seguro para pôr os seus ovos.
A oficina decorre entre as 14h30 e as 18 horas na Fábrica da Pólvora, em Barcarena e é totalmente gratuita. Só precisa de se inscrever através da Divisão de Gestão Ambiental do Município de Oeiras, pelo número 210 977 459 ou email dga@nulloeiras.pt. É recomendado levar água, um snack e usar calçado e vestuário confortável.
Se ainda não comprou o presente do Dia do Pai, nós damos uma ajuda. Carregue na galeria para descobrir o presente perfeito — e que ainda ajuda os animais.