Família

E se forem os gatos a adotar os tutores? É o que acontece neste cat café

No The Twisted Whisker Cat Cafe são os felinos que escolhem com quem querem ir para casa. E a adoção custa cerca de 100 euros.
O valor da adoção reverte a favor de abrigos.

O conceito de cat café tem muito que se lhe diga. Por norma, é um espaço com duas finalidades: uma é servir, como o próprio nome indica, de café, com tudo o que isso implica; outra é acolher gatos, normalmente vindos de instituições, e muitas vezes diretamente da rua, para promover a sua adoção junto dos clientes que visitem este tipo de estabelecimento.

Em Portugal, à data, conhecem-se três espaços desta espécie: um em Coimbra, outro no Porto, e o terceiro em Braga. Em todos o processo é semelhante: quem mostrar interesse convicto para a adoção de um dos gatos apresenta essa vontade formalmente e, após avaliação positiva da casa, pode levar o felino para casa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Twisted Whisker Cat Cafe (@twistedwhiskertupelo)

Troca de papéis

Papéis é coisa que se vê trocada no The Twisted Whisker Cat Cafe. Neste cat café sediado em Tupelo, Mississippi, nos Estados Unidos da América, o processo é o oposto — e caso raro, senão único. Aqui, são os gatos que escolhem os futuros donos, um método francamente mais justo tendo em conta os interesses em jogo.

À frente do The Twisted Whisker estão Connor e Marcie Harper, que tomam conta de cerca de 20 gatos vindos de instituições como a Tupelo-Lee Humane Society e a Amory Humane Society.

O casal projetou o espaço para ter um ambiente familiar, propício à interação entre clientes e felinos, como acontece nos demais. E acaba por ter mão nessa escolha aparentemente feita pelo gato em vias de ser adotado. Mas uma química flagrante é, de qualquer das formas, imprescindível para o processo avançar. “Quando vais a um abrigo, escolhes um gato. Quando vens aqui, o gato escolhe-te a ti. O meu marido chama-lhe um cenário ‘testar antes de comprar'”, explica Marcie.

Até hoje já 43 gatos escolheram novas famílias para os adotarem. Foi assim que Lunden Crews, estudante universitária, levou um gato ruivo para casa. “Eu simplesmente entrei de mente aberta. Brinquei com todos eles, queria ver qual era o menos doido”, confessa Lunden. E foi um em particular que se manteve sempre por perto da estudante durante o tempo em que ela esteve no café. O gato escolheu e a pessoa adotou. Não sem um custo. No The Twisted Whisker Cat Cafe a adoção custa 100 dólares (aproximadamente 100 euros, neste momento), montante em parte direcionado a abrigos que procuram salvar gatos abandonados.

Carregue na galeria e conheça o The Twisted Whisker Cat Cafe — e alguns dos seus gatos com as novas famílias.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT