Família

Ele salvou a vida de um guaxinim. Agora Pedro visita-o (quase) todos os dias

O brasileiro encontrou Pedro muito debilitado numa construção. Cuidou dele e libertou-o, mas o mamífero insiste em visitá-lo.
Corre ao seu encontro.

Nos últimos meses, certamente já se deparou com um vídeo nas redes sociais a utilizar a canção “Pedro, Pedro, Pedro”. O tema lançado em 1980 voltou a subir até ao topo de algumas das principais tabelas musicais do mundo após um canal brasileiro partilhar, em abril, um meme de um guaxinim a “dançar” ao som do hit cantado pela italiana Raffaella Carrà. 

Pouco se sabe sobre o verdadeiro guaxinim utilizado no vídeo viral, mas do outro lado do mundo, há um mamífero da mesma espécie que foi salvo e batizado em homenagem ao tema dos anos 80. Pedro foi encontrado numa quinta em Katueté, no Paraguai, por um brasileiro que se mudou para o país este ano.

“No início do ano, mudei-me para cá e comecei a limpar a quinta onde moro. Houve um dia que acabei por encontrar o Pedro numa construção abandonada que tem na propriedade”, começa por contar à PiT o brasileiro natural do Estado de Santa Catarina e que prefere ter o nome reservado publicamente. “Ele estava muito assustado, tinha ferimentos na perna e na cauda”. 

Na altura, acredita que Pedro tinha cerca de três meses e sem saber o que fazer, levou-o para casa. À PiT, explica que ficou cerca de dois meses a cuidar do pequenote em casa com medicamentos para cães. Quando viu que o guaxinim já estava melhor, decidiu que estava na hora de libertá-lo. Naquele dia, Pedro correu em direção à liberdade. Mas regressou no dia seguinte — e quase todos os outros que se seguiram. 

@pedroguaxinimpedro Pedro serelepe #guaxinim #pedropedro #rocket #guardioesdagalaxia #maopelada ♬ som original – Pedro guaxinim

A quinta fica num ambiente rural, rodeado por florestas e lagos. O salvador do guaxinim garante que ele vive em liberdade e nunca o deixou preso. Pedro é quem escolhe encontrar-se com o homem quase diariamente.  “Ele vem visitar-me sempre, às vezes deixo a porta aberta e quando vejo ele já está no meu quarto a fazer asneira”, brinca.

No TikTok, o homem partilha as interações com Pedro, que tem uma energia inesgotável. O guaxinim toma banho de mangueira e delicia-se com as frutas oferecidas pelo seu salvador — é obcecado por uvas. Também não resiste às brincadeiras ao lado do seu humano favorito, salta sempre de um lado para o outro e até aproveita para escalar o seu corpo. Fez também amizade com a gata Miah e o cão Thor e adora dar-lhes abraços.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Pedro. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT