Os gatos são vítimas de estereótipos que nem sempre condizem com a realidade. É verdade que quando comparados à maioria dos cães, os felinos são mais independentes e muitas vezes gostam de ter o próprio espaço, mas isso não significa que também não procuram carinho e a companhia dos tutores. Há muitos indivíduos da espécie — de raças puras ou não — que podem ser tão (ou até mais) mimados e afetuosos do que os canídeos.
Segundo a World Cat Federation (WCF), uma associação internacional dedicada aos felinos, existem cerca de 73 raças de gatos em todo o mundo. Assim como acontece com os cães, com os pássaros e outras espécies, cada uma tende a ter uma personalidade e características típicas. O Scottish Fold (aquele com as orelhas dobradas), por exemplo, é uma das mais tranquilas, diferente do Bengal, que tende a ser mais energético.
Já o Sphynx (aquele sem pelo), também não resiste a uns bons mimos. Embora possa ter uma aparência mais intimidante, a verdade é que esses animais são verdadeiros “filhos” da mamã e do papá e adoram receber carinho dos donos. Claro que para toda a regra há uma exceção e é possível que encontre gatos que, apesar de, por norma, serem amigáveis, podem ter outro tipo de criação — afinal, tudo também depende da vida que levam.
Até mesmo aqueles que têm a cara rabugenta — como o Persa — podem ser mais simpáticos do que parecem. O segredo é não colocar todos os felinos num só patamar e ter em mente que cada um tem uma personalidade diferente. Nem todos são antipáticos (e mesmo aqueles que são, têm razão para tal).
A Patas da Casa, uma plataforma que oferece dicas aos tutores de cães e gatos, preparou uma lista com as dez raças de gatos mais afetuosas em todo o mundo. Atenção: se for um cat lover, pode ficar surpreendido com os resultados.
De seguida, carregue na galeria para conhecer as dez raças de gatos que mais adoram mimos.