Há cerca de três anos, o negócio de Alexandra Dinis ganhou forma a eternizar momentos especiais através de joias de leite materno. A gravidez do filho levou-a a pesquisar vários temas acerca da maternidade, desde a alimentação, ao sono e pós-parto, até que encontrou um vídeo brasileiro sobre joias feitas com leite materno. Porém, depois da aposta neste tipo de lembrança, decidiu avançar e criar joias para os animais, uma vez que, segundo a responsável, existia uma lacuna no mercado.
A ideia surgiu quando se apercebeu que não existia nenhuma alternativa que permitisse transformar pêlos de animais de estimação em objetos que durassem eternamente. O conceito conquistou rapidamente os corações dos seixalenses e de quem deseja guardar para sempre uma lembrança física dos seus companheiros de quatro patas.
A empreendedora tem 42 anos e é natural de São Sebastião da Pedreira. Viveu na Charneca da Caparica, em Almada, durante 30 anos. Há dez anos mudou-se para o Seixal e continua a morar na Cruz de Pau.
Atualmente desempregada, mas à procura de algo que a preencha e de recomeçar, neste momento, continua a apostar no seu negócio pessoal e a investir nesta arte. Desta forma, criou a marca conhecida até hoje como AM “Amor e Aço”, onde realiza encomendas pelo Instagram e Facebook de peças em aço personalizadas, seja as joias de leite materno ou mesmo para os animais.
A base destas joias é a resina epóxi, um material transparente que pode ser misturado com pós coloridos, consoante a escolha do cliente. Assim, a joia poderá ser transparente ou ter uma cor específica como rosa, branco, amarelo, entre outras. “O processo parece simples, mas não é”, explica Alexandra. “O cabelo dos animais é rígido e precisa de ser moldado cuidadosamente para encaixar na forma escolhida”, afirma.
Os clientes enviam o pêlo dos animais e Alexandra começa a realizar a peça: a resina é despejada em moldes de aço. O pêlo é inserido fio a fio e, caso o cliente deseje, podem ser adicionados brilhos, iniciais ou outros detalhes personalizados. Por fim, uma ou mais camadas de resina são aplicadas para garantir um acabamento perfeito e duradouro.
View this post on Instagram
As joias têm preços acessíveis, variando entre 7,50€ e 12,50€, conforme a complexidade e os materiais utilizados. O valor final depende dos detalhes adicionais e da elaboração da peça. Cada joia vem com um pendente, sendo possível colocá-la em fios que já tenha e outros acessórios. Os formatos das joias são indicados para fios, brincos e até anéis. Aqui, a ideia é personalizar tudo ao gosto de cada um.
Inicialmente, a empreendedora começou com as joias de leite materno, mas estendeu rapidamente o seu trabalho para incluir cabelo de bebés, cordão umbilical e, mais recentemente, pêlos de animais de estimação. “Cada vez mais pessoas têm procurado eternizar momentos, pessoas e sentimentos. Dizem que tenho um dom para criar este tipo de memórias”, conta.
Apesar destas joias poderem durar a vida inteira, há que realizar uma manutenção frequente, pois são feitas com materiais resistentes. A satisfação dos clientes é a maior recompensa para a fundadora da marca. “Fico muito contente por conseguir fazer os meus clientes felizes. Sempre que entrego uma joia, há uma emoção enorme. A recordação fica para a vida e isso não tem preço”, conclui.
Carregue na galeria para ver trabalhos feitos por Alexandra e como é a joia de leite para eternizar os animais.