Habituarmo-nos a uma nova rotina não é fácil, mas quando chegamos lá, é reconfortante termos controlo daquilo que fazemos diariamente. O grande problema é que nem sempre sabemos quando esta vai chegar ao fim e de um momento para o outro, tudo pode mudar. Para John Keffer, um estafeta na cidade de Pittsburgh, no estado norte-americano na Pensilvânia, foi exatamente isso que aconteceu. E foi um murro no estômago.
Nos últimos anos, John estava acostumado a percorrer cerca de 41 quilómetros diariamente para entregar e recolher encomendas. E como é de se esperar, conhece vários cães na região. Apaixonado pelos patudos — tem um Labrador e um gato em casa —, o estafeta da UPS faz questão de lhes fazer festas sempre que consegue e até carrega alguns petiscos consigo. Mas houve um dia em que um dos seus clientes de quatro patas não apareceu.
Assim que parou o carro em frente à casa da cadela Rosie, John estranhou a ausência da patuda. Até que percebeu a presença de uma caixa acompanhada de um bilhete: “De Rosie para o nosso estafeta da UPS”. Quando a abriu, foi difícil conter as lágrimas.
“Obrigada por todos os anos de entregas que vieram com um petisco para a nossa cadela Rosie. Ela sabia que receberia um mimo sempre que aparecia. Infelizmente, Rosie, que tinha dez anos, teve de ser abatida por causa de um cancro… Por favor, aceite este presente e continue a fazer outros cães felizes durante as suas entregas”, lia-se no bilhete deixado ao lado da caixa de petiscos (os mesmos que oferecia à cadela).
No TikTok, John partilhou a carta e o momento foi rapidamente viral. “Quando perdemos um animal de companhia durante o caminho que fazemos diariamente durante vários anos, é tão difícil quanto perder o seu próprio. Descanse em paz, Rosie. Vou sentir a sua falta”, escreveu.
@wbane3 When you lose a pet on your route that you see everyday for years. It hits has hard as losing your own! Rest in peace Rosie! I will miss you! #fypシ #upsdriver #upsdogs #pets #xyzbca #foryoupage ♬ original sound – Wbane3
Com a caixa que recebeu dos tutores de Rosie, Frank e Mary Jo, o carteiro vai continuar a tradição. À revista “Newsweek”, partilhou que aprendeu com outros colegas de trabalho a carregar petiscos para oferecer à todos os clientes de quatro patas.
“Quando comecei a fazer entregas, nunca pensei em fazer isso. Mas descobri que os outros motoristas davam biscoitos para os cães que encontravam pelo caminho”, explicou. “Por isso, comecei a trazê-los no meu almoço também. Começou como um saco pequeno cheio, depois um maior e agora, ando sempre com o bolso e mais um saco de um litro cheios”.
John confessou ainda que não foi fácil ter de se despedir de Rosie. “Quando fazemos entregas para alguém uma vez por semana ou todos os dias, habituamo-nos aos seus bebés peludos. Mesmo que só estejamos com eles por um breve momento, não significa que não deixem marcas nos nossos corações”, referiu.
O estafeta partilhou que depois de sair da casa de Rosie, aproveitou a pausa entre as entregas para chorar. “Senti-me com o coração partido”, afirmou. “Nunca pensei que o vídeo se tornaria viral mas a atitude de Frank e Mary Jo mostrou-me que, embora estejam a lidar com o luto, os seus corações estavam cheios de cuidado, amor e preocupação pelos outros e queriam partilhar esses sentimentos”.
Assim como John, o estafeta Jason Hardesty também adora encontrar os patudos durante um dia de trabalho. O norte-americano de 35 anos recebe os patudos de câmara na mão e nas redes sociais, partilha várias selfies ao seu lado. Carregue na galeria para ver algumas delas.