Família

Este domingo todos os caminhos vão dar ao Jamor com Arte. E pode levar o seu pet

O mercado acontece no Parque Urbano do Jamor entre as 10 e as 18 horas. A entrada é livre.
Centro Desportivo do Jamor. Imagem: Município de Oeiras

Quando se começa a aproximar a primavera e o bom tempo, com dias mais quentes e solarengos, a vontade de fazer programas ao ar livre aumenta no mesmo ritmo. Fazem-se passeios pelos jardins municipais, caminhadas junto ao mar e combinam-se almoços em esplanadas. É também nesta altura que regressam em força os mercados de rua, que reúnem o agradável que é passear ao ar livre com o bom de conhecer projetos de artesãos locais.

O Jamor com Arte é um desses exemplos. Acontece duas vezes por mês, no segundo e quarto domingos, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, perto do rio, na zona da canoagem. Este mercado caracteriza-se por ser uma mostra de arte, artesanato e design, que reúne vários projetos de artistas nacionais (e não só) no mesmo espaço.

“O projeto Jamor com Arte pretende ser um mercado de autores, artes e ofícios” garante a organização. “Temos como objetivos principais dinamizar o espaço do Jamor, apresentar à comunidade um conjunto de projetos originais, com autores de diversas áreas e dar-lhes oportunidade de apresentar e vender os seus produtos”.

“É um mercado de autores. Privilegiamos o artesanato nacional, queremos dar visibilidade aos projetos de artistas portugueses. Além disso, pela localização, é um evento que privilegia também a natureza”, garante Cristina Lopes, responsável pelo mercado. “Há muita gente a querer ir para os mercados de Lisboa, porque é onde estão os turistas. Mas é importante continuarmos a apostar nos mercados locais, aqui no concelho de Oeiras”, conclui.

Ali poderá encontrar bancas com artigos de joalharia, pintura, ilustração, roupa, acessórios de moda, decoração, artes manuais, produtos biológicos, entre outros. No recinto, haverá também uma zona dedicada à gastronomia, com várias opções de street food, incluindo de comida saudável e vegan, para que todos possam ter opção de escolha.

“Como o horário é alargado, tem todo o sentido termos sítios onde as pessoas se possam alimentar, onde possam almoçar ou lanchar enquanto visitam o mercado”, refere Cristina Lopes e adianta: “A nossa ideia é ter também música ao vivo para animar quem visita o espaço”.

Atualmente, o Jamor com Arte é organizado pelo Mercado do Rio (que realiza também o Indie Market nos Nirvana Studios, em Barcarena), com o apoio do Centro Desportivo Nacional do Jamor. Há estacionamento gratuito, espaços verdes para passear e ainda atividades por perto que pode fazer com os miúdos como, por exemplo, o mini golf.

É, sem dúvida, um bom programa para fazer em família, incluindo os companheiros de quatro patas. Por ser ao ar livre, todos os animais são bem-vindos (com o devido uso de trela).

O projeto do mês

De forma a dar a conhecer melhor os projetos que fazem parte do mercado, mensalmente há um que se destaca. “Todos os meses teremos um projeto convidado e outro que será ‘cabeça de cartaz’, por assim dizer. Será apenas uma vez por mês e irá abranger todos os que fazem parte da comunidade do Mercado do Rio Jamor com Arte”, revela Cristina Lopes.

Em março, o destaque é dado à jovem ilustradora Bianca Vila. “Vivo no meio de livros e pincéis, domestiquei dragões com pedaços de tinta, descobri a alma da lua num retrato, falei com deuses, salvei princesas de túmulos amaldiçoados e sobrevivi até hoje aos professores de Belas Artes”, conta.

Dedicada à pintura, área em que se está a licenciar, Bianca revela que a exploração da cor é um dos seus grandes interesses, recorrendo a aguarelas, gouaches e técnicas mistas para dar forma à sua inspiração que, garante, recebe de tudo o que tem à sua volta. Para a jovem artista, os mercados são uma forma de divulgar o seu trabalho e permitem um contacto mais pessoal com o público (e assim não estar só dependente das plataformas digitais).

Se quiser conhecer melhor o trabalho de Bianca e dos outros artistas e artesãos que estarão por lá, já sabe, é ir até ao Jamor este domingo, 12 de março, entre as 10 e as 18 horas (no verão será até às 19 horas). No Jamor com Arte poderá encontrar ótimas ideias de presentes para oferecer, produtos para provar ou artigos para decorar a casa, enquanto passeia num espaço agradável, rodeado por natureza.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT