Família

Família foi conhecer Urano depois de ler a sua história. Mas foi Tobias que os escolheu

Depois lerem na PiT sobre o passado de Urano, que está em Barcelos para adoção, foram visitá-lo. E saíram de lá com outro cão.
Tobias a caminho de uma nova vida.

Urano nasceu num buraco, no meio do monte, em Barcelos. Foi lá que a sua mãe o deu à luz, e a mais seis irmãos, em fevereiro de 2022. Resgatados pela Associação Projecto Animais de Barcelos (APAB), do distrito de Braga, quase todos já encontraram boas famílias. Mas Urano, que era desengonçado quando nasceu, fruto de uma atrofia nas patas traseiras, continua a ficar para trás, apesar de já estar recuperado.

A PiT publicou a 9 de março a sua história, contada por Patrícia Ramalho, fundadora e presidente da APAB, e uma família sentiu-se tocada com o que leu. Marcaram uma visita para o irem conhecer, na expectativa de avançarem para uma adoção. Tudo estava bem encaminhado. Mas um outro cão “trocou-lhes as voltas”.

“A senhora foi ao abrigo, com o filho, para conhecer o Urano. Mas nem houve tempo, pois o Tobias decidiu que aquela seria a sua família”, diz Patrícia, emocionada. “O menino tem autismo e os cães não costumam aproximar-se dele, mas o Tobias foi logo ter com ele”. Foi um momento muito bonito. A ligação estava feita e não foi preciso pensar mais. Tobias, nesse dia, ganhou um lar.

Foi a 25 de março que Tobias rumou até à Maia, no distrito do Porto, “para uma família fantástica que quis o cão que ninguém queria”, escreveu a associação. É como se o destino estivesse traçado nas estrelas. Um menino e um cão que muitas vezes se sentiram diferentes viram um no outro aquilo que realmente são: dois seres belíssimos, cheios de vida e amor para partilhar.

A integração não poderia estar a correr melhor. Numa publicação feita a 2 de abril, a APAB diz que aquilo que dá força a todos os voluntários para continuar é receber mensagens e fotos dos seus pequenotes adotados como aquela que recebeu da nova família de Tobias. “Patrícia, hoje fomos à veterinária, que imediatamente se apaixonou pelo Tobias. Este menino é um encantador de humanos! Está tudo bem, vamos continuar com a banhoca, como previsto. Não imagina o amor que o Tobias tem dado e recebido por aqui. Obrigada a todos”.

O Tobias estava registado na PiTmatch, a plataforma da PiT de adoção responsável, mas ainda não tinha tido candidatos. Com apenas um ano de idade, era um cão sofrido, mas muito meigo com pessoas. Tinha sido encontrado na rua com a mãe, tendo ambos sido acolhidos, mas a cadela da casa não o aceitou – pelo que teve de ficar confinado numa garagem. Quando a APAB soube do seu caso, acolheu-o no seu abrigo e desde então que esperava pela sua oportunidade. Essa oportunidade chegou no dia em que uma família foi conhecer Urano.

É costume dizer-se que são eles que nos escolhem. E, uma vez mais, foi assim que as coisas aconteceram. Urano “deu a sua vez”, acabando por ser o fio condutor para o final feliz de um outro patudo que também merecia uma oportunidade. E agora que Tobias tem um lar onde é amado, é tempo de alguém também dar a Urano o lar de que tanto precisa.

De porte pequeno, Urano – que também está registado na PiTmatch – parece um mini cão. Mas de mini só tem mesmo o corpo, pois o amor que tem para dar é gigante. E está pronto para fazer uma família muito feliz. Será a sua? Percorra a galeria para o conhecer melhor.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT