Família

Vai de férias e não pode levar o seu animal? Contacte um Zoowi

Já marcou as férias do seu patudo? Encontre um pet sitter ou uma estadia familiar e vá de férias descansado.
O seu animal fica em boas mãos.

Quando chega a altura das férias, quem tem animais de estimação enfrenta muitas vezes um dilema: para onde ir? Há já muitos alojamentos pet friendly em Portugal, mas ainda não é o suficiente, pelo que muitas famílias acabam por ter de procurar hotéis onde os possam deixar. Mas há outra opção: a Zoowish, que é a maior comunidade de cuidadores de animais no País.

Criada em 2017 por Marta de Sousa e Francisco Mata, a Zoowish é uma rede de prestação de serviços para donos de animais de estimação, que vão desde alojamento a pet sitting, passando pelo dog walking e pelos serviços de banhos e tosquias, entre outros.

Nesta comunidade, pode inscrever-se quem precisa de um serviço para os seus animais e também quem o presta. Funciona, no fundo, como uma espécie de Airbnb para animais — e até tem reviews, pois tanto os animais dos tutores como os prestadores de serviços são avaliados.

Marta e Francisco criaram esta comunidade em junho de 2017, depois de umas férias em que foram com os seus animais, tendo sido questionados várias vezes por outras pessoas que diziam ter bastantes dificuldades em passar uns dias fora com os seus quatro patas, visto que nem todos os locais são pet friendly.

“A ideia surgiu durante umas férias de Verão, quando andávamos a percorrer o sul do País com os nossos cães. Para onde quer que fôssemos, levávamos sempre os nossos dois companheiros, o Balú, um Golden Retrievier de 15 anos, e a Bambú, uma Jack Russel de 6 anos. Fôssemos acampar ou ficar num apartamento, eles nunca ficavam para trás”, conta Marta à PiT.

Durante a viagem, foram abordados por várias pessoas que ficavam muito espantadas por viajarem com os cães. “Queixavam-se, dizendo que adoravam fazer o mesmo com os patudos deles, mas que o sítio onde passavam férias não aceitava animais. Sentimos a sua angústia quando mencionavam que tinham deixado os seus amigos num hotel para animais”, explica.

Perante isto, pensaram: então e se estas pessoas fossem de férias e alguém de perto pudesse ficar com os seus animais? Dali à criação da Zoowish foi um passo.

“A determinação em ajudar estas pessoas levou-nos a pensar na criação da Zoowish. Agora, os donos têm três opções: podem levar o seu amigo para o local onde vão passar férias e encontram um Zoowi por perto; podem ficar descansados ao deixarem-no numa casa perto da área de residência, com alguém que gosta de cuidar de animais (estadia familiar); ou o animal permanece na própria casa e um Zoowi vai cuidar dele (pet sitting ou dog walking)”. 

Para os gatos, por exemplo, costuma ser um grande stress se tiverem de sair do seu ambiente, pelo que a opção de alguém ir lá a casa é uma grande ajuda.

Zoowish a crescer

Esta aposta tem dado muitos frutos. “Temos tido uma procura crescente ao longo dos anos e através da conversa com inúmeros tutores de animais percebemos que cada vez mais a solução de estadia familiar é a que melhor se adequa à maioria dos animais de estimação que partilham o dia a dia com os tutores”, diz Marta de Sousa, com formação em enfermagem veterinária.

“O serviço Zoowish é bastante personalizado e diferenciado das restantes plataformas existentes. Não nos limitamos a agregar uma comunidade de pet sitters, fazemos um trabalho de acompanhamento e avaliação de cada serviço prestado, incluindo a recolha do testemunho de ambas as partes, tanto do cliente acerca do serviço do pet sitter, como do comportamento do animal junto do pet sitter para que os próximos cuidadores disponham do máximo de informação, garantindo um serviço de excelência”, acrescenta a co-fundadora do projeto.

Tal como na prestação de qualquer serviço, também aqui há custos. Cada Zoowi faz o seu preço, tendo em conta os valores que são habitualmente praticados, podendo variar de acordo com a formação e experiência de cada cuidador.

Os requisitos para alguém se candidatar como prestador de serviços são: amor incondicional por animais, ter no mínimo 18 anos, sentido de responsabilidade e garantir as condições necessárias ao bem-estar dos animais. A candidatura é sujeita a aprovação por parte da Zoowish. “Queremos os melhores Zoowis. Todos os perfis são analisados individualmente. Se for aprovado, estará pronto para começar o seu trabalho de sonho”, diz a empresa, que presta apoio de 24 horas a todos os seus elementos.

“Temos um serviço de apoio ao cliente e aos pet sitters sempre disponível, conseguindo esclarecer questões ou ajudar em dificuldades que possam surgir ao longo do serviço. Apostamos também na organização de formações online para que os nossos cuidadores e tutores de animais tenham acesso a informação de qualidade que os ajude a garantir o bem-estar dos seus animais de companhia”, sublinha Marta, dando como exemplos a formação de primeiros-socorros de cães gatos, de pet sitter e outros temas.

Além da organização de cursos, a Zoowish também é solidária. Quando surgiu a pandemia, criou a bolsa de voluntários Covid-19: “Queremos retribuir todo o esforço e dedicação dos nossos profissionais de saúde no combate à pandemia, disponibilizando de forma gratuita ou a preço reduzido os serviços de pet sitting, dog walking e estadia familiar para que os seus patudos tenham a atenção que necessitam”. Esta bolsa foi estendida a outros profissionais com profissões de risco, às pessoas com mais de 65 anos e aos infetados com covid-19 e sem possibilidade de passearem os seus patudos.

Percorra a galeria e veja como funciona esta plataforma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT