Família

Funchal tem um novo parque para cães com vista para o mar

O espaço tem 728 metros quadrados, com duas área separadas: uma para cães de porte grande, e outra para porte pequeno.
O novo espaço para os patudos.

O Funchal tem um novo espaço pensado para os patudos. A cidade madeirense inaugurou na passada quarta-feira, 4 de junho, um parque para cães, no Jardim Sul da Promenade. O projeto implicou um investimento superior a 46 mil euros, assegura o dnotícias, e a abertura marcou o terceiro dia da Semana do Ambiente, que é dedicado à temática dos jardins e da causa animal. 

Nádia Coelho, a vereadora responsável pelo pelouro do Bem-Estar Animal, afirma que o espaço “surgiu da necessidade sentida pela população com animais, de dispor de mais um local, devidamente controlado, onde pudessem passear e usufruir da companhia dos seus animais”.

A iniciativa foi pensada com o propósito de todos poderem usufruir do espaço, promovendo a relação entre humanos e animais, e o bem-estar, lazer e convívio responsável. O parque tem uma área total de 728 metros quadrados, com duas áreas delimitadas — uma destinada a cães de grande porte, com 435 metros quadrados, e outra para os mais pequenos, com 228 metros quadrados.

O investimento realizado incluiu a infraestrutura, a aquisição de equipamentos de exercício para os animais, bancos, bebedouros, e dispensadores de sacos e papeleiras, garantindo que todas as condições de diversão, segurança e higiene são proporcionadas à população.

A escolha da localização, avança ainda Nádia Coelho, foi decidida pela elevada acessibilidade que a zona permite. Além isso, trata-se de um local agradável para passeios, onde os visitantes podem desfrutar da paisagem e do ambiente.

A vereadora adianta que “este espaço é fundamental para o bem-estar animal e representa mais um passo no caminho de uma cidade que valoriza os seus animais”, e avançou os passos que a Câmara Municipal tem vindo a cumprir ao longo dos quatro anos de mandato para melhorar as condições para os animais na cidade. Entre estes, referiu que em breve será anunciada a data de começo das obras de requalificação do Canil Municipal Vasco Gil, destacando o investimento realizado para criação de instalações para atendimento personalizado, para campanhas de vacinação gratuitas, e refere ainda os apoios financeiros às associações de proteção animal.

Mariana Nóbrega, presidente da associação madeirense Ajuda a Alimentar Cães de Rua, que esteve presente na inauguração, adianta à PiT que esta “é uma ótima notícia para quem tem cães”. “Finalmente há um espaço pensado para eles, onde podem correr à vontade, brincar com outros cães e simplesmente serem cães”, afirma, referindo ainda que para os tutores a novidade representa “um alívio”, por saberem que existe “um local seguro e adequado para levarem os seus animais”.

A responsável pela equipa de resgate animal avança que a decisão “mostra que a forma como olhamos para os animais está a mudar”, sendo cada vez mais vistos “como parte da família”. “É um passo importante para uma sociedade mais consciente, mais responsável e mais amiga dos animais“, conclui.

Carregue na galeria para conhecer o novo parque para cães do Funchal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT