Família

Furacão Debby ia alagar abrigo de animais. População acorreu e levou todos

Foi uma felicidade para as voluntárias do abrigo poderem mostrar as alas todas vazias. Há vídeo e foi uma festa. Mas há mais...
Copper foi adotado.

A época de furacões do Atlântico – entre junho e novembro – está em pleno e, nos Estados Unidos, a população costuma preparar-se com grande antecedência, visto que alguns deles são bastante destruidores. Era isso mesmo que se previa com o furacão Debby, que poderia inundar grande parte do estado da Carolina do Sul. Por isso, uma associação local, Dorchester Paws, sabia que era preciso agir com rapidez e apelou à comunidade para que acolhesse todos os cães e gatos que ali se encontravam. A resposta foi emocionante.

A associação, localizada em Summerville, fez o pedido a 3 de agosto, apelando a famílias de acolhimento temporário (FAT), numa publicação que intitulou de “evacuação de emergência”. Nessa altura, Debby era ainda uma tempestade tropical, mas rapidamente ganhou força e acabou por subir para o nível de furacão. “A tempestade tropical Debby está a caminho desta zona e vamos começar a evacuar as instalações da Dorchester Paws amanhã. Estamos situados numa zona de inundações e a chuva que se prevê irá alagar tudo, incluindo as boxes dos cães. Não é seguro para os nossos animais permanecerem aqui. Precisamos desesperadamente que os nossos vizinhos abram as portas das suas casas para estes animais necessitados até que seja seguro regressarem”, dizia a publicação.

O que se seguiu superou todas as expectativas. A população local acorreu em força e todas as boxes ficaram vazias, para grande felicidade dos protetores da Dorchester Paws. “Todas as jaulas vazias! Estamos incrédulos, gratos, sensibilizados e orgulhosos da forma como a nossa comunidade surgiu para ajudar os animais que estavam a precisar de apoio no condado de Dorchester. Não há, oficialmente, qualquer cão ou gato deixado para trás nas nossas instalações”, escreveram os protetores desta associação criada em 1972.

Boxes todas vazias… nenhum ficou para trás

“Estamos muito agradecidos a quem abriu as portas de casa para ser uma “FAT de tempestade” e manter animais inocentes a salvo da força das águas, providenciando-lhes um local quente e de amor onde podem estar durante alguns dias”, rematava a associação, com um vídeo que é verdadeiramente emocionante: palmas, muitas palmas, dos voluntários, enquanto mostram as boxes vazias – algo que não acontecia há mais de 15 anos. Num outro vídeo, a associação mostra uma fila enorme de carros à espera para entrarem e ajudarem os 300 animais que ali estavam à espera de um local seguro onde ficar.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Dorchester Paws (@dorchesterpaws)

Mas as alegrias não se ficaram por aqui. Neste sábado, 10 de agosto, a Dorchester Paws fez uma publicação sobre… foster fails. E esses acolhimentos não falharam por os animais terem sido devolvidos, mas sim porque essas famílias passaram de temporárias a definitivas. Sim, é isso mesmo. Algumas FAT apaixonaram-se pelos animais que acolheram e decidiram adotá-los.

“O momento pelo qual todos esperávamos – o primeiro dia do ‘Hurricane Debby Storm Foster Fails’”, anunciou a associação. “Temos 20 acolhimentos temporários que passaram a definitivos e que queremos anunciar hoje, com grande gratidão”, sublinha a Dorchester Paws numa publicação com as fotos de todos os cães e gatos que passaram assim a ter um lar de amor.

20 animais a quem Debby “deu” um lar

A associação remata com os nomes de todos os felizardos. “Esta noite, os seguintes cães e gatos estão a dormir profundamente nas suas casas definitivas: Spatula, Rosalina, Glen, Alyse, Chicken Mini, Hashbrown, Biscuit, Milena, Bugsy, Silver, Mitsy, Heartleigh, Old Man Jankins, Mama Mia, Homer, Big Al, Rufus, Koala, Rhea e Snuffle-uffle!”.

No domingo, 11 de agosto, o furacão Debby ainda continuava a provocar estragos na Carolina do Sul, após mais de uma semana a deixar um rasto de destruição, devido às grandes inundações. Quanto aos animais da Dorchester Paws, uma comunidade inteira mostrou de que raça é feita e todos ficaram a salvo – com 20 deles a conquistarem um lar definitivo. E este foi apenas o primeiro balanço. Os animais têm uma incrível capacidade de chegarem aos nossos corações e é previsível que, nos próximos dias, este número possa aumentar. Percorra a galeria para conhecer alguns destes sortudos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT