Todos os olhos estão voltados para a Flórida enquanto o estado norte-americano se prepara para ser atingido pelo Furacão Milton, que já deixou estragos no México e regressou à categoria máxima (5). O impacto deve acontecer nas próximas horas e esperam-se consequências desastrosas. Quem conseguiu, já saiu das zonas de risco, mas são várias as famílias que se recusam a deixar os seus lares — especialmente aquelas com animais.
Karoline Head é uma das residentes que ainda não deixou a quinta onde vive na Flórida. Porquê? É o lar dos seus dois cavalos — Bob e Phil. Por não ter condições de transportar os dois equídeos, fez a primeira coisa que veio à mente: escreveu no corpo dos dois animais o seu contacto de telemóvel com números gigantes.
“Por favor, mantenham a nossa família e os nossos bebés peludos nas suas orações”, escreveu num vídeo que em apenas um dia já conquistou cerca de 8 milhões de visualizações no TikTok. Neste, Bob e Phil são filmados dentro do celeiro onde vivem “pintados” com o contacto da dona. Nos comentários, muitos utilizadores pediram que ambos sejam soltos caso a situação piore.
“A Karoline é a minha melhor amiga e ela nunca os deixaria presos”, frisou uma amiga da mulher. “Eles vão ficar soltos no pasto para que consigam correr. É a sua melhor hipótese de sobrevivência. É por isso que colocámos números em ambos”, explicou. A família espera que, caso fujam, e sejam encontrados e depois do desastre, possam ser facilmente devolvidos graças ao contacto que levam no corpo.
@southern.belle._ Please keep our families and fur babies in your prayers🥹 #hurricanemilton ♬ Rescue – Lauren Daigle
Muitos abrigos e zoológicos já foram evacuados
Nos últimos dias, foram várias as associações que partilharam apelos urgentes para encontrar famílias de acolhimento para os seus animais. Muitos ainda estão a recuperar-se dos estragos do Furacão Helene que atingiu a Flórida no fim de setembro, com ventos que chegavam aos 225 quilómetros por hora.
O grupo de resgate aéreo Wings of Recue, em parceria com as associações The Humane Society of the United States e KeepingFinn, conseguiu transportar na noite desta terça-feira, 8 de outubro, 65 cães e gatos que estavam numa zona de risco. Os patudos foram deixados numa outra associação que construiu abrigos temporários para os receber.
“Agora estamos de prontidão para ajudar de qualquer forma que pudermos após o desembarque. Ainda não é tarde para ajudar. Por favor, considere fazer uma doação para apoiar estas missões de catástrofe”, apelou o Wings of Rescue.
O Aquário da Flórida também já foi evacuado por medo que a maré atinja o edifício. Foram retirados vários animais, entre eles nove pinguins, seis cobras, três lagartos, três tartarugas, dois crocodilos, dois sapos e um caranguejo eremita. O Jardim Zoológico de Tampa transportou muitos dos seus animais para abrigos se segurança.
O Furacão Milton está a ser descrito como “o pior a atingir a Flórida no último século”. Um vídeo do meteorologista John Morales a chorar em direto durante o boletim do tempo do canal WTVJ/NBC6 tornou-se também viral. “É um furacão impressionante”, disse antes de cair em lágrimas. “Peço desculpas, é horrível.”
De seguida, carregue na galeria para ver como as associações de resgate animal estão a prepara-se para a chegada do furacão.