Família

Gato refugiado da Ucrânia tem namorada e é ela que escolhe os lençóis da cama

Stepan vive agora dias tranquilos na Alemanha, longe da guerra, na companhia de Stephania e da sua família humana.
Sono descansado.

Quando pensamos em gatos famosos, Stepan nunca fica de fora. O famoso felino ucraniano é um verdadeiro influencer, contando com 1,4 milhões de seguidores no Instagram e 1,1 milhões no TikTok. Nascido em finais de 2008, em Kharkiv, foi encontrado na rua, ainda bebé, por aquela que se tornou a sua tutora, Anna.

Nunca mais se largaram. Em 2020, durante a quarentena decorrente da pandemia de covid-19, Anna começou a fazer uns vídeos do seu gato e fotos verdadeiramente hilariantes devido às suas expressões relaxadas e até entediadas junto de um cocktail, uma taça de vinho, uma chávena de café, por entre flores ou a admirar a capa de um disco. Rapidamente conquistou milhões de visualizações e Stepan tornou-se um fenómeno mundial. Nos últimos dois anos e meio, a vida deu muitas voltas, mas hoje, prestes a fazer 16 anos, está mais feliz que nunca, na Alemanha, com a sua família e a namorada, Stephania.

As aventuras diárias nas redes sociais de Stepan estão já entre os momentos mais esperados de milhares de seguidores. E na passada quarta-feira, 21 de agosto, o Instagram foi ao rubro com uma série de fotos do gatito na cama, aconchegado por entre desenhos de Lisa Simpson, da série “Os Simpsons”. “Os lençóis foram escolhidos pela namorada”, diz a legenda da publicação, que conta com perto de dois milhões de likes.

Fez no passado dia 9 de agosto dois anos que Stepan “arranjou namorada”. A pequena felina Stephania foi adotada, ainda muito novinha, por Anna – para fazer companhia ao gato, numa altura em que a família tinha já passado por muito. Nesse mesmo ano de 2022, na madrugada de 24 de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia e Anna viu-se obrigada a fugir, com os filhos e Stepan, enquanto à sua volta, na cidade de Kharkiv, os prédios dos vizinhos eram bombardeados. Anna não esperou que chegasse a vez deles. A 3 de março escrevia: “a guerra chegou a nossa casa”.

A fuga para a Polónia e o acolhimento em França

Duas semanas após o início da ofensiva, Anna conseguiu voltar a escrever no Instagram e fez uma atualização do que estava a acontecer: “agora estamos bem”. Depois de toda a família ter ficado escondida na cave durante algumas horas, conseguiram finalmente apanhar o comboio que os levou até à fronteira com a Polónia. Entretanto, a sua casa em Kharkiv, que durante uma semana escapou aos bombardeamentos, tinha sido atingida ao oitavo dia. Não pegou fogo, mas todas as janelas se estilhaçaram. Enquanto fazia a viagem, Stepan esteve sempre muito assustado e tremia, contou a sua dona à revista digital “Bored Panda”.

Stepan
Durante a fuga.

Depois de 20 horas de comboio, Anna e a família, juntamente com Stepan, chegaram à fronteira polaca, onde esperaram mais nove horas até conseguirem atravessá-la, dado que ali estavam perto de cinco mil pessoas na mesma situação. Assim que entrou em território polaco, a tutora de Stepan foi contactada para receber ajuda da World Influencers and Bloggers Association (WIBA), que os ajudou a encontrar casa em França – tendo também estado no Mónaco.

Em todas as fotos partilhadas durante a viagem, o gato surge com um olhar amedrontado e confuso. Segundo Anna, Stepan ficou em choque e stressado quando a guerra começou. Perdeu peso e dormia muito mal. Mas, felizmente, com a chegada a França as coisas melhoraram.

Stepan ganhou “oscar” de maior influenciador do mundo

A WIBA reúne influencers do mundo inteiro e considerou Stepan como um dos maiores pet influencers do planeta. Em maio de 2022, o bonito felino conquistou em Cannes o prémio de Maior Influenciador do Mundo, na cerimónia dos World Influencers and Bloggers Awards, os oscares da especialidade.

Assim que se viram a salvo, as redes sociais de Stepan voltaram ao ativo e a sua tutora começou a angariar fundos para ajudar as associações de defesa animal da Ucrânia. Só no primeiro mês conseguiu reunir 10.000 dólares (cerca de 9.000€). A confiança em Anna e o carinho por Stepan ajudaram. A contribuir para a fama do felino, recorde-se, esteve um post da cantora Britney Spears, em novembro de 2021, sobre Stepan. A publicação teve mais de 1,1 milhões de likes e quase nove mil comentários. Pouco depois, a marca italiana de moda de luxo Valentino fez um anúncio de uma das suas carteiras com a imagem de Stepan. Estava definitivamente lançado no estrelato.

Stepan
Maio de 2024. Páscoa.

Regresso à Ucrânia e nova fuga. Vivem agora na Alemanha

Quando as coisas pareciam estar a começar a estabilizar um pouco na Ucrânia, em setembro de 2022, Anna e a família regressaram ao seu país natal – e, além de Stepan, também a namorada Stephania seguiu viagem com todos. Instalaram-se em Lviv e mais tarde, em março de 2023, voltaram para a sua cidade de origem, Kharkiv. Mas a situação voltou a piorar. Em finais de janeiro deste ano, com os sucessivos ataques à zona, Stepan adoeceu. O stress estava a ser demasiado. Por isso, voltaram todos a fazer as malas e em março rumaram à Alemanha – onde ainda agora vivem.

As publicações de Stepan, agora também com a namorada (e adoram-se), continuam a encantar meio mundo – como é o caso de um vídeo com dezenas de almofadas do felino e onde se pode procurar Stepan lá no meio, ao estilo “Onde está Wally?”. Um dos seus vídeos mais populares é de junho de 2021, no TikTok, onde se vê o gato com um ar de quem “não está nem aí”, junto a um copo de vinho tinto e com flashes de luzes de festa à sua volta – e conta com 7,9 milhões de likes. Percorra a galeria e veja algumas das muitas belíssimas fotos do gato ucraniano e da sua namorada francesa.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT