Foi a 30 de dezembro que Juliana Sunayami iniciou uma desesperada jornada em busca de dois dos seus cães, desaparecidos nas Pontes – distrito de Setúbal. A protetora da causa animal chegou do trabalho e Bob e Gipsy tinham desaparecido. O lançamento de fogo de artificio começou mais cedo, nalgumas regiões do país, e é também habitual haver tiros naquela zona. Juliana suspeita que terá sido um destes motivos que os levou a abrirem um buraco na rede da vedação e a fugirem.
Tem sido uma procura incansável para Juliana. Os dois cães são seniores – o que provoca ainda mais ansiedade. Depois de muitos apelos, Bob foi encontrado na quarta-feira, 17 de janeiro, junto ao Novotel, em Setúbal, explica Juliana à PiT. Dali à sua casa são sete quilómetro – foi o quando andou com o susto. Tinha desaparecido com um casaquinho impermeável, mas foi encontrado já sem nada. “Está magro, debilitado e coxo”, diz. Mas está agora em segurança e a ter todos os cuidados.
Bob é um cão resgatado de caça e com pavor a tiros e foguetes. Terá sido ele a abrir um buraco na rede, com o pânico, e o amigo Gispsy – que está castrado e tem microchip –foi atrás dele.
É preciso encontrar Gipsy urgentemente
Gipsy, que tem anúncio na plataforma Encontra-me, está desde pequeno com Juliana e já tem 10 anos. A tutora está muito preocupada, sem saber se estará a comer e beber. Se estará bem. A esperança seria de que andasse perto de onde Bob foi encontrado, mas ainda não há sinal dele.
“Ele tem falta de pelo no joelho esquerdo porque fez recentemente uma cirurgia a um tumor. Deve estar assustado”, diz Juliana, igualmente assustada por não ter ainda este seu amigo de quatro patas de volta. “O Gipsy é muito dócil”, acrescenta a protetora, com esperança de que possa ter sido acolhido por alguém que ainda não foi confirmar o chip.
Percorra a galeria para conhecer melhor o Gipsy. Se alguém o avistar, Juliana pede que a contactem e irá de imediato buscá-lo. Ele precisa de voltar para casa.