Família

Grupo 2RS doa mantas e alimentos para sem-abrigos e animais nas ruas de Lisboa

Além das visitas e doações às associações de resgate, o grupo faz várias noitadas para ajudar aqueles que não têm lar.
Ajudar os mais sensíveis.

Não foi a primeira noitada, e certamente não será a última. Com os dias mais frios a chegarem ao País, o grupo 2 Rodas Solidárias (2RS) voltou às ruas de Lisboa para ajudar pessoas em condição de sem-abrigo e os seus animais. Os voluntários da associação de resgate juntaram mantas e alimentos para oferecer a todos que encontraram pelo caminho.

A equipa está habituada a trabalhar lado a lado de famílias carenciadas e desta vez não foi diferente. Junto de pessoas em condições de sem-abrigo, a organização faz diversas doações ao longo do ano para também ajudar a manter a saúde dos patudos e tutores. “Temos já alguns sinalizados e seguidos por nós e vamos sempre encontrando mais”, conta à PiT Duarte Fernandes, presidente do 2RS.

Sempre que os voluntários encontram novas famílias a precisarem de ajudam, não hesitam em oferecer apoio. Afinal, foi este o principal objetivo que fez com que Duarte, antigo DJ, seguisse com o projeto em 2017. Tudo começou com os passeios mensais em associações e abrigos espalhados pelo País para doar bens, e apesar de hoje já ir mais além (com resgates, por exemplo), continua a manter a essência da ideia inicial.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by 2RS – 2 Rodas Solidarias (@2rs_2rodas_solidarias)

Durante a mais recente noitada, há quatro dias, o grupo também teve contacto com uma colónia de felinos “bem cuidados e esterilizados”. “Para finalizar a noite, tivemos direito a lutas de rua derivado ao álcool ou drogas. Digam-nos lá, se não é mais ‘divertido’ estas noites animadas do que estar em casa a ver o Big Brother?”, brincou.

Apesar das dificuldades, o presidente não poderia estar mais contente com o trabalho que tem feito nos últimos seis anos. Desde miúdo, a crescer rodeado por cães e gatos, sempre sentiu a vontade de cuidar de todos eles. “A vida vai passando, vamos vivendo e conhecemos várias histórias de animais com dificuldades, sem apoio e sem ajuda e dai o amor ter aumentado”, disse à PiT em agosto.

Hoje, o grupo de intervenção conta com nove pessoas. O resto, entre organização e burocracias, é tudo tratado pelo antigo DJ. “O maior desafio é conseguir levar o 2RS mais além. Não temos ajuda, sai praticamente tudo do nosso bolso”, confessa.

Para ajudar o 2 Rodas Solidárias, pode consultar os números de MBWay e IBAN disponíveis na sua página do Facebook. O projeto também conta com uma conta no Instagram e um canal no YouTube.

Carregue na galeria para ver a mais recente ação para ajudar pessoas em condições de sem-abrigo e os seus animais em Lisboa.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT